TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE III - Unidade II: Estudando O Parágrafo - Seção 1 - Constituição pág. 49 E 50

Trabalho Escolar: ATIVIDADE III - Unidade II: Estudando O Parágrafo - Seção 1 - Constituição pág. 49 E 50. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  760 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE III – Unidade II: Estudando o parágrafo – Seção 1 - Constituição pág. 49 e 50

1. Leia atentamente os parágrafos abaixo e analise suas formas de constituição (frase a frase, conforme os textos analisados na seção). Escreva sua análise no espaço designado “Forma de constituição”.

Forma de constituição

O parágrafo é constituído por Retomada das palavras chaves “estudo dos genomas dos seres humanos e chimpanzés” ( ...Segundo esse estudo...)

Um estudo dos genomas dos seres humanos e chimpanzés forneceu novas ideias sobre a origem da linguagem. Um dos atributos humanos mais distintos, a linguagem, foi um passo fundamental na cadeia evolutiva. Segundo esse estudo, a linguagem foi, na escala de tempo, revolucionária, um desenvolvimento muito recente, algo que ocorreu nos últimos 100.000 anos.

Forma de constituição

Este parágrafo é constituído por Divisão das sentenças “ Um deles altera... a forma... o outro dá a ela um novo papel...” As mudanças do gene humano, segundo os autores, afetam em dois pontos a estrutura da proteína. Um deles altera ligeiramente a forma da proteína; o outro dá a ela um novo papel no circuito de sinalização das células humanas.

Forma de constituição

O parágrafo é constituído por encadeamento das ideias suscitadas em torno das palavras chaves “Libras” e “língua de sinais”

No Brasil, as comunidades surdas urbanas utilizam a LIBRAS – Língua de Sinais Brasileira. Recentemente, ela foi reconhecida por lei como meio de comunicação e expressão. Esse reconhecimento legal é muito importante, porque tradicionalmente as línguas de sinais têm sido alvo de inúmeros mal-entendidos. Elas foram proibidas em muitos lugares e crianças surdas foram castigadas. Tais castigos só fizeram aumentar a dor e a urgência da causa.

Forma de constituição

O parágrafo é constituído por meio de Recorte das ideias suscitadas sobre os fatos importantes da linguagem: “... todas as línguas variam ... / Não há sociedade que não apresente variações...” Quem pretende ter uma visão mais adequada do fenômeno da linguagem precisa considerar dois fatos importantes: todas as línguas variam e a variedade linguística é o reflexo da variedade social, segundo Possenti (1996, p.33-37). Não há sociedade que não apresente variações em sua forma de falar, pois todas as sociedades apresentam variações em sua organização e status social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com