TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE DE MÓDULO II - ESTUDANDO UM BAIRRO

Por:   •  11/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  671 Palavras (3 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IZABELA HENDRIX

Faculdade: PÇL - NÚCLEO DE ARTE E TECNOLOGIA

Curso: (12) ARQUITETURA E URBANISMO

Disciplina: MEIO AMBIENTE E CONSCIÊNCIA PLANETÁRIA

Professor: MANUEL ALFONSO DIAZ MUNOZ

Nome do aluno/a: NADINE SANTOS DO CARMO

Período do curso: 2º Semestre 2016 – 4º Período - INTEGRAL

        

ATIVIDADE DE MÓDULO II - ESTUDANDO UM BAIRRO

Bairro Santa Tereza, Belo Horizonte

         Santa Tereza é um bairro de classe média alta da região leste de Belo Horizonte. Antes de receber seu nome atual, o bairro foi chamado de Colônia Américo Werneck, Bairro da Imigração, Alto do Matadouro, Bairro do Quartel e Fundos da Floresta. O nome "Santa Tereza" foi dado em 1928, em homenagem à igreja Santa Teresa D’Ávila, padroeira da paróquia local, que fica situada na Praça Duque de Caxias. Outro motivo para o nome do bairro segundo os moradores, era devido à um bonde que ia para o bairro com a placa escrito Santa Tereza.

[pic 1][pic 2]

IMAGEM 1 - FONTE: Google Maps

IMAGEM 2 - IGREJA DE SANTA TEREZA - PRAÇA DUQUE DE CAXIAS – SANTA TEREZA

         O bairro foi ocupado inicialmente por imigrantes, predominantemente italianos. Isso foi devido à localização do Centro de Imigração neste bairro, que acolhia e regularizava a situação desses imigrantes no país. No início do século XX, o bairro ficou conhecido como a região do Isolado, pela presença de um hospital que tratava de pacientes psiquiátricos e tuberculosos, doença respiratória considerada incurável na época. A ocupação do bairro acelerou-se na década de 1920, com medidas administrativas de loteamento e doação de terrenos a funcionários públicos, operários e militares.

[pic 3]

VIADUTO SANTA TEREZA – Data desconhecida - FONTE: Projeto Memória

         Santa Tereza ganhou fama de ser um dos mais tradicionais ambientes boêmios da cidade graças às casas de serestas e bares. Pessoas ligadas à arte costumavam se encontrar para confraternizar, compor música, dançar e cantar durante as madrugadas. Desses encontros nasceu, na década de 60, o movimento musical conhecido como Clube da Esquina, que marcou o início da carreira de Tavinho Moura, Wagner Tiso, Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, Toninho Horta, Márcio Borges, Ronaldo Bastos, Fernando Brant e a banda 14 Bis. Na década de 80, o bairro foi o local de surgimento da banda Sepultura, e posteriormente da banda Skank, dentre outras. Santa Tereza é, de fato, o bairro que mais contribuiu para o cenário musical de Minas Gerais.

[pic 4][pic 5]

MUSEU CLUBE DA ESQUINA – SANTA TEREZA

         O bairro também é famoso pelo seu Carnaval, caracterizado pelo desfile de tradicionais blocos de rua.

[pic 6]

CARNAVAL EM SANTA TEREZA – PRAÇA DUQUE DE CAXIAS (FONTE: Jornal “O Tempo”)

         O bairro ainda guarda características dos bairros da Belo Horizonte da década de 60, apesar do avanço crescente da violência e da substituição irregular de casas antigas por prédios de até três andares. Ainda assim, podemos ver a beleza arquitetônica de suas casas antigas, a variedade de opções de diversão, as atividades culturais diversificadas, como as casas de seresta, as feiras de artesanato e o famoso macarrão do Bolão, atraem turistas e pessoas de todas as partes da cidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (477 Kb)   docx (649.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com