TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ENSINO DE 9 ANOS

Casos: ATPS ENSINO DE 9 ANOS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  3.414 Palavras (14 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 14

ATPS

Introdução a legislação educacional brasileira para o Ensino Fundamental

Organização e Metodologia do Ensino Fundamental

Limeira \ SP

2014

Concepções de Criança Educação Infantil e Ensino Fundamental

A criança e o ensino, como todo um todo, é algo social e e envolve uma boa parte de organização familiar presente na sociedade. Possui uma natureza singular, que a caracteriza como ser que sente e pensa o mundo de um jeito muito próprio precisando ser compreendido e respeitado. Tendo todo ar inocente.

A criança e o ensino infantil é um ser lúdico que faz suas próprias construções através do brincar, do estabelecimento de vínculos afetivos e de situações prazerosas que a auxiliam na construção, da encenação e na reorganização de suas idéias e sentimentos sobre um todo.

Ela amplia o conceito de mundo através da estimulação com desafios propostos, partindo do pressuposto de que já existe nela uma capacidade de adquirir o conhecimento, assim concluimos que ela é um sujeito participativo e interativo na construção do conhecimento e de seu processo de desenvolvimento. Educar uma criança, desenvolver conhecimento, Para isso, torna-se essencial uma avaliação adequada à cada criança, visando conhecer as formas de interação e comunicação que utilizam, a qualidade de experiências que possuem, as possibilidades de funcionamento, os níveis diferenciados, as estratégias de ação e pensamento. Verificar os desafios, as necessidades, os conteúdos e atividades que podem modificar, as possibilidades de funcionamento e produzirem respostas qualitativamente melhores e mecanismos de adaptação ao meio. Faz-se necessário rever criticamente formas tradicionais, dando ênfase na evolução natural da criança e valorizando o interesse da mesma que precisa ser estimulada especialmente por atividades que envolvam o jogo e o brinquedo, onde a criança deve aprender fazendo, por meio da experiência. A brincadeira é a fase mais alta do desenvolvimento da criança — do desenvolvimento humano neste período. A brincadeira é a mais pura e típica da vida humana como um todo. Por isso ela dá alegria, liberdade, contentamento, descanso interno e externo. Assim, são desenvolvidos programas para a infância, propondo-se que o ensino se preocupe com a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças por meio de atividades educativas lúdicas. Preparando as crianças para terem sucesso nas primeiras séries do ensino fundamental, mais especificamente para não fracassarem na alfabetização, buscando desenvolver as habilidades motoras, lingüísticas e cognitivas, embasadas na compreensão cumulativa da aprendizagem, partindo do que é considerado fácil para o difícil, do simples para o complexo, criando uma seqüência determinada, uma necessidade de uma ordem pré-estabelecida de conteúdos (empirismo: acredita nas experiências como formadoras das idéias), que precisam ser seguidos daquela maneira para conseguir aprendê-los. A educação infantil possui duas dimensões: a de cuidar e a de educar, que devem ser consideradas como essenciais e importantes nas propostas pedagógicas voltadas para essa faixa etária, sendo necessário ressaltar que o cuidar compreende os cuidados básicos com a alimentação, a higiene e o vestuário. E além do cuidar é necessário o educar a criança, colocando-a como indivíduo que possui o direito de se apropriar do conhecimento e começar a se preparar para o processo de alfabetização.É assim que olho para a concepção de Educação Infantil na perspectiva de se discutir e repensar uma concepção ampliada dentro da preocupação com as brincadeiras, o lúdico, com a capacidade de recursos físicos e humanos habilitados. Desafio da Educação Infantil: Cuida e Educar.

O Ensino fundamental nos faz sair do lúdico, todos aprendem em tempo e ritmo diferente,a concepção de criança é indispensável para secompreender os discursos, as políticas públicas e as ações que lhe sãodestinadas.

Nomenclatura adequada para o primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos

ETAPA DE ENSINO FAIXA ETARIA PREVISTA DURAÇÃO

Educação infantil Até 5 anos de idade 5 anos

Creche Até 3 anos de idade 3 anos

Pré Escola 4 e 5 anos de idade 2 anos

Ensino Fundamental Até 14 anos de idade 9 anos

Anos iniciais De 6 a 10 anos de idade 5 anos

Anos finais De 11 a 14 anos de idade 4 anos

Com a implantação do Ensino Fundamental de nove anos , a Educação Infantil será até 5 anos de idade ,e de acordo com a Resolução n̊ 3 de 03/08/2005.

Cada sistema de ensino deverá observar a legislação vigente quanto a contratação dos profissionais de educação (professores),pois algumas leis estabelecem a mesma carreira e concurso para a atuação tanto na educação Infantil quando no Ensino Fundamental .Outras,no entanto, definem carreira e concurso com atuações distintas, ou seja específicas para atuações na educação Infantil ou no Ensino Fundamental

No Ensino Fundamental de nove anos, o primeiro ano não se destina a alfabetização Mesmo sendo o primeiro ano uma possibilidade para qualificar o ensino e a aprendizagem dos conteúdos da alfabetização e do letramento, não se deve reduzir a essas aprendizagens, restringindo o desenvolvimento das crianças dessa faixa etária a exclusividade da alfabetização ao primeiro ano do Ensino Fundamental .Por isso é importante que o trabalho pedagógico implementado assegure o estudo das diversas expressões e de todas as áreas do conhecimento.

O conteúdo do primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos não é o mesmo que o trabalhado no último ano da pré-escola de seis anos.A Eduacação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, não é lugar para preparar, de forma exclusiva, as crianças para o Ensino Fundamental. Ela possui objetivos próprios,que devem ser alcançados na perspectiva do desenvolvimento infantil respeitando,cuidando e educando crianças em um tempo singular da primeira infância. No caso do primeiro ano do Ensino Fundamental, a criança de 6 anos, assim como as demais crianças de 7,8,9 e 10anos de idade,precisam de uma proposta curricular que atenta as características, potencialidades e necessidades específicas dessa infância.

A matriz curricular para o Ensino Fundamental de nove anos não continuará a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com