TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ENSINO FUNDAMENTAL

Pesquisas Acadêmicas: ATPS ENSINO FUNDAMENTAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2013  •  3.900 Palavras (16 Páginas)  •  598 Visualizações

Página 1 de 16

FACULDADE ANHANGUERA UNIDERP

TABOÃO DA SERRA

15 de Set. de 2012

CURSO DE PEDAGOGIA EAD DA

DISCIPLINA DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

ALUNAS: ROSINEIDE Q. PATRIOTA RA: 2307351291

SANDRA S. SOUSA DE LIMA RA: 2307351272

TUTOR À DISTÂNCIA: Prof.ª ROSEMEIRE L. DA S. FARIAS

COLETÂNEA DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

1. EXPERIÊNCIA PESSOAL DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Fui alfabetizada na primeira série com livros didáticos. Não era bem uma apostila particular, mas mesmo assim minhas atividades pedagógicas deram bons resultados. Mesmo entrando no primeiro ano do ensino fundamental sem saber ler e escrever consegui me adequar bem as atividades. Fui alfabetizada aos 6 anos de idade assim que ‘subiu o nível’ da escolaridade. Tive ajuda de meus familiares e também dos professores e coleguinhas de sala . Vendo crianças que já estavam mais avançadas em sua alfabetização me ajudou muito. Boas recordações tenho de meus professores que nos ajudava e muito nas atividades no meu ano de PRÉ ESCOLA. Recordações ruins tenho desde quando entrei na 1ª Serie do ensino fundamental até a alguns anos atrás pela matéria de matemática , que nem sempre me ajudava nas atividades. (ROSINEIDE Q. PATRIOTA)

2. ESTAR ALFABETIZADO É...

Atribuir significados e sentidos ás funções sociais vinculadas à escrita. Segundo Gordon Wells , é ser capaz de compreender diferentes tipos de textos , possuir um repertório de procedimentos e habilidades para relacioná-los em um campo social determinado. Ou seja, para uma pessoa ser considerada alfabetizada basta que seja um codificador ou decodificador de palavras e textos. Ser alfabetizado vai muito além de usar códigos. Ler e escrever têm a função de comunicar algo. A prova em questão só terá valor para avaliar a habilidade leitora se o que for lido fizer sentido e comunicar algo para o leitor. Quem acompanha uma criança em seus primeiros anos escolares observa que muitas vezes ela lê uma história, por vezes curta e simples, mas não consegue compreender o que se passa nela. Isso se deve ao fato de que no início do aprendizado da leitura ela nada mais faz que decodificar o texto. Quando esta capacidade estiver desenvolvida, aí sim ela começará a dar um sentido maior ao que lê. Não podemos dizer que essa criança esteja alfabetizada. O mesmo acontece com a escrita. Apenas escrever o que se ouve não faz da pessoa alguém capaz de produzir um texto legível e compreensível. Legível no sentido de usar regras comuns à linguagem escrita e com conteúdo com um mínimo de significado. Não apenas um amontoado de palavras. A alfabetização se dá pela vida toda. (ROSINEIDE Q. PATRIOTA)

3. SIGNIFICADO DE ESTAR ALFABETIZADO

A alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação. De um modo mais abrangente, a alfabetização é definida como um processo no qual o indivíduo constrói a gramática e em suas variações. Esse processo não se resume apenas na aquisição dessas habilidades mecânicas (codificação e decodificação) do ato de ler, mas na capacidade de interpretar, compreender, criticar, re-significar e produzir conhecimento. Todas essas capacidades citada anteriormente só serão concretizadas se os alunos tiverem acesso a todos os tipos de portadores de textos. O aluno precisa encontrar os usos sociais da leitura e da escrita.

A alfabetização envolve também o desenvolvimento de novas formas de compreensão e uso da linguagem de uma maneira geral.

A alfabetização de um indivíduo promove sua socialização, já que possibilita o estabelecimento de novos tipos de trocas simbólicas com outros indivíduos, acesso a bens culturais e a facilidades oferecidas pelas instituições sociais. A alfabetização é um fator propulsor do exercício consciente da cidadania e do desenvolvimento da sociedade como um todo.

Nos diferentes cenários da sociedade atual, a relação entre cultura e educação sugere novas formas de interação entre pessoas e conhecimento. Tais relações têm sido cada vez mais mediadas pelas tecnologias e, conseqüentemente, novas linguagens estão sendo construídas e que nos levam à pergunta: o que é estar alfabetizado hoje?

Além de dominar a leitura e a escrita, é necessário pensar nas possibilidades de ver, interpretar e problematizar de maneira crítica as imagens da TV, dos filmes, das publicidades, das notícias e dos jornais - saber usar o computador, operar as diversas funções do celular, navegar pelas redes da Internet de forma segura, e compartilhar conteúdos de forma responsável.

4. DEFINIÇÃO DE TERMOS

DECODIFICAR – Identificação e interpretação dos sinais lingüísticos por um receptor, sendo que na teoria da informação seria um processo em que o indivíduo que recebe uma mensagem traduz os sinais, em dados significativos, claros e elucidatórios.

Ex: João recebeu uma carta com alguns sinais e figuras, pra saber o recado que a carta passava, João foi a biblioteca e pegou um livro onde continha os significados dos sinais, então João descobriu (decodificou) o recado.

LER - Ler é uma atividade extremamente rica e complexa, que envolve não só conhecimentos fonéticos ou semânticos, mas também culturais e ideológicos. Pode ser um processo de descoberta, uma tarefa desafiadora, ou mesmo lúdica. Porém, será sempre uma atividade de assimilação de conhecimentos, de interiorização, de reflexão. Mais que decodificação, a leitura é uma atividade de interação, onde leitor e texto interagem entre si, obedecendo a objetivos e necessidades socialmente determinados.

ESCREVER - O ato de escrever pode ser compreendido como ação, ação transformadora e construtora de uma nova realidade. É a ação pela qual cada escritor (pessoa) enfrenta a realidade do seu mundo, buscando compreendê-lo e explicá-lo. É a conseqüência da relação homem e mundo, uma vez que, a partir de uma análise, constatamos essas relações.

AUTONOMAMENTE

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com