TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Ensino Fundamental 5. Semestre

Exames: ATPS Ensino Fundamental 5. Semestre. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  2.008 Palavras (9 Páginas)  •  562 Visualizações

Página 1 de 9

Sumário

Introdução....................................................................................................................04

A estrutura e funcionamento da Educação Infantil e

Ensino Fundamental no Brasil .....................................................................................05

A Organização e a Estrutura do Sistema

de Ensino Brasileiro.....................................................................................................06

Vantagens e Desvantagens do Ensino Fundamental de Nove Anos............................07

As Organizações Auxiliares da Escola.........................................................................09

Os Cursos de Formação Profissional a partir da Lei de Diretrizes e Bases da

Educação Nacional (LDB 9394/96), Artigo 62............................................................11

Mapa Conceitual...........................................................................................................13

Considerações Finais.....................................................................................................15

Referências....................................................................................................................16

Introdução

Para elaboração deste trabalho nos reunimos na faculdade antes do início da aula e via e-mail. Esta ATPS tem como objetivo apresentar e permitir a reflexão e falar sobre o ensino fundamental de nove anos, destacando a questão das metas e objetivos propostos pelo plano atual, Plano Nacional de Educação e a ampliação do Ensino Fundamental obrigatório para nove anos-que tem seu início aos 6 anos de idade- compreendendo como funciona a estrutura da educação no ensino fundamental, o magistério, a sociedade e o aluno.

Apresentamos ainda a aprendizagem e as atribuições do MEC no sentido de sistema organizacional observando as vantagens e desvantagens no ensino fundamental, fazendo reflexões do universo infantil, baseando-se em teorias e pensadores que estudam o desenvolvimento da criança como um ser de interação no sistema de ensino.

A Estrutura e Funcionamento da Educação Infantil e Ensino Fundamental no Brasil

A organização do ensino brasileiro está dividida em três níveis.

A educação infantil é a primeira etapa da educação básica e tem como finalidade principal, segundo a LDB, o desenvolvimento da criança até os seis anos de idade, em seus aspectos: corpo humano, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. Ela é oferecida em creches (para crianças de até três anos de idade) e pré-escolas (para crianças de quatro a cinco anos de idade).

O ensino fundamental (o primeiro nível educacional) é gratuito para todos (incluindo adultos), e obrigatório para crianças entre as idades de seis e catorze anos. O ensino médio é também gratuito, mas não é obrigatório.

O ensino superior (incluindo graduação) é gratuito apenas em universidades públicas.

Embora o Brasil tenha avançado neste campo nas últimas décadas, ainda há muito para ser feito. A escola tornou-se um local de grande importância para a ascensão social e muitas famílias tem investido muito neste setor.

A LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), aprovada em 1996, trouxe um grande avanço no sistema de educação de nosso país. Esta lei visa tornar a escola um espaço de participação social, valorizando a democracia, o respeito, a pluralidade cultural e a formação do cidadão. A escola ganhou vida e mais significado para os estudantes.

A atual estrutura do sistema educacional regular compreende a educação básica – formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio – e a educação superior. De acordo com a legislação vigente, compete aos municípios atuar prioritariamente no ensino fundamental e na educação infantil e aos Estados e o Distrito federal, no ensino fundamental e médio. O governo federal, por sua vez, exerce, em matéria educacional, função redistributiva e supletiva, cabendo-lhe prestar assistência técnica e financeira aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios. Além disso, cabe ao governo federal organizar o sistema de educação superior.

A Organização e a Estrutura do Sistema de Ensino Brasileiro

O MEC foi criado na década de 30, com o nome de Ministério da Educação e Saúde Pública para desenvolver atividades a vários ministérios como, por exemplo: saúde, educação, meio- ambiente e esporte.

Antes disso, quem cuidava dos assuntos ligados a Educação era o Departamento Nacional do Ensino, que era ligado ao Ministério da Justiça. Antigamente, o sistema educacional brasileiro tinha um modelo que era seguido por todos os municípios e estados do Brasil.

Em 1961, com a aprovação da primeira LDB (Lei das Diretrizes e Bases da Educação), os municípios e estados ganharam uma maior autonomia com relação à educação, diminuindo assim, o padrão elaborado pelo MEC.

No ano de 1996, foi feita uma reforma na educação brasileira, que trouxe várias mudanças nas leis anteriores, como a inclusão da educação infantil e formação para profissionais da educação.

Quem deve cuidar da educação básica, ensino fundamental e do ensino médio, é a Secretária da Educação, cuidando assim, da educação escolar de nossas crianças.

Vantagens e Desvantagens do Ensino Fundamental de Nove Anos.

Finalidade do ensino Fundamental:

Existem vantagens e desvantagens do Ensino Fundamental de 9 anos. A criança passando mais tempo na escola aprende desde cedo a se socializar com as outras crianças,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com