TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVA Literatura Infantil "MANUAL DE CONTAÇAO DE HISTORIA

Casos: AVA Literatura Infantil "MANUAL DE CONTAÇAO DE HISTORIA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  2.307 Palavras (10 Páginas)  •  1.153 Visualizações

Página 1 de 10

ANHANGUERA EDUCACIONAL

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Literatura Infantil

Atividade de Autodesenvolvimento

Manual de Contação de Histórias desenvolvido na disciplina Literatura Infantil, apresentado à Anhanguera Educacional-Itapecerica da Serra como exigência para avaliação da Atividade Colaborativa, sob orientação da professora tutora Melita Miriam Waldow.

Anhanguera Educacional

2014

SUMÁRIO

Nº Página

1 Introdução

04

2 Quadro Síntese: "Ideias importantes a serem consideradas na organização do espaço físico ao contar histórias"

05

3 Quadro Síntese: "Categorias de Leitor e Seleção de histórias adequadas propostas por Nelly Novaes Coelho"

07

4 Ficha de Leitura 10

5 Sugestões de Atividades

11

6 Quadro Síntese: Recomendações para o trabalho com projetos didáticos

12

7 Sugestão de Projetos

13

8 Quadro Síntese: Recomendações ao professor para avaliar o trabalho com as histórias infantis

15

9 Portifólio e sua finalidade para o procedimento de avaliação

17

10 Referências Bibliográficas

18

Introdução

Manual de Contação de história elaborado sob a orientação da professora tutora Melita Miriam Waldow sob o objetivo de auxiliar o professor no projeto de inserir a leitura na vida diária dos alunos incentivando-os a desenvolver o gosto pela leitura e a viajar para outros mundos através dos livros aproximando os alunos do objeto livro, pois o gosto pela leitura é um processo que se trabalhado em conjunto escola/família, pode proporcionar aos pequenos o despertar para um mundo onde o imaginário é algo mágico, e que para isso basta somente tocar as páginas de um livro.

A literatura infantil vem se tornando cada vez mais importante para o desenvolvimento e formação da consciência de mundo tanto para as crianças quanto para os jovens. Incentivar desde muito cedo, em casa, e sequencialmente na escola, despertará o prazer pela leitura e maior será a perspectiva de que serão futuros leitores.

QUADRO SÍNTESE

"Ideias importantes a serem consideradas na organização do espaço físico ao contar histórias"

Espaço físico Faixa etária Materiais Forma de organização

Sala de Aula alunos com 0 a 3 anos Almofadas, tapete, livros com animais e figuras com relevo ou 3D com som de preferência feitos de tecido ou EVA para manuseio das crianças, cadeira Tapete no chão com almofadas para as crianças sentarem, alguns livros devem estar ao alcance das crianças, cadeira na frente para que a professora possa sentar-se para contar histórias ou se preferir poderá sentar-se em roda junto com os alunos

Pátio da escola alunos com 4 a 5 anos Fantasias de diversas personagens de histórias conhecidas pelos alunos, como Chapeuzinho Vermelho, vovó, caçador, livro da história que as fantasias fazem parte, um tapete, mesa e cadeira, um cenário feito no TNT O Tapete, mesa com o livro e cadeira num canto do pátio e ao fundo o cenário, do lado da mesa haverá uma caixa com todas as fantasias disponíveis para que as crianças possam escolhê-las e fazer parte da história.

Biblioteca alunos com 6 a 9 anos Prateleiras, diversos livros da literatura infantil, mesas cadeiras, sofá, sulfite, lápis de escrever, imagens e figuras Prateleiras com o livros organizados ao alcance das crianças, mesas e cadeiras centralizadas com sulfite, lápis e lápis de cor a disposição dos alunos para que possam reescrever detalhes das histórias ou desenha-las . As imagens e figuras devem estar nas paredes de modo que faça com que o ambiente seja agradável aos olhos das crianças.

QUADRO SÍNTESE

"Categorias de Leitor e Seleção de histórias adequadas propostas por Nelly Novaes Coelho"

Categoria Leitor Principais Características Livros Selecionados

Pré-leitor:

. Subcategoria Primeira Infância: – 15/17 meses aos 3 anos

. Subcategoria Segunda Infância: – a partir dos 3 anos

Nessa fase a criança estimulada pelos contatos afetivos inicia o seu conhecimento do meio que a rodeia através da chamada fase da “invenção da mão” , com o impulso de pegar tudo que estiver ao alcance e muitas vezes levar a boca. Começa a desenvolver sua linguagem e nomeia o que está à sua volta.

Fase em que predominam os valores vitais, referentes à saúde, e sensoriais, e a afetividade. Trata-se de uma fase em que egocentrismo predomina e a criança começa a ser interessar pelos jogos e brincadeiras. Desenvolve a habilidade de adaptação de novos meios físicos e novas formas de comunicação verbal

1.Filhotes Mimosos – Corujinha de Fiona Hayes

2. O Patinho Feio de DanKerlerouy

3.O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com