TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abc Do Saber

Casos: Abc Do Saber. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  869 Palavras (4 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 4

AVALIAÇÃO ECONOMIA

1- Definições Básicas

As pessoas se utilizam de produtos para satisfazer suas necessidades de natureza econômica. Os produtos, em função de sua tangibilidade (características como dimensões físicas ou poder de serem discerníveis pelos sentidos), podem ser classificados como bens ou serviços.

Geralmente quando as pessoas adquirem produtos, inclusive os bens, estão buscando o SERVIÇO que eles podem lhe prestar. É significativa a citação de Kotler, quando diz que a pessoa não compra uma furadeira, mas um furo!

Classificação dos Serviços

Semelhantemente aos bens, os serviços podem ser classificados como:

Classes de serviços de consumo, composto de categorias de serviços comprados por consumidores para seu uso pessoal. As classes incluem serviços de conveniência (ônibus, taxi), serviços de compra comparada (dentistas, advogados), especialidades (cabeleleiro, designer de moda) e serviços não procurados (funeral).

2- Chama-se Riqueza ao conjunto dos bens e serviços à disposição de uma coletividade, um grupo social ou um indivíduo.

Em termos amplos, é o produto social, apropriado de forma diversa pelos indivíduos em determinada estrutura social.

O conceito de riqueza nacional, muito

utilizado pelos economistas clássicos, representa

o conjunto dos bens materiais existentes no país.

Atualmente identifica-se a riqueza de um País com o valor do seu PIB que se refere ao valor agregado de todos os bens e serviços finais produzidos dentro do território econômico de um país, independentemente da nacionalidade dos proprietários das unidades produtoras desses bens e serviços

3- Razão entre a população potencialmente inativa (0 a 14 anos e 65 anos ou mais de idade) e a população potencialmente ativa (15 a 64 anos de idade),

4

5 – Sistemas produtivos dizem respeito à forma como as sociedades se organizam para produzir os recursos necessários à sua sobrevivência, isto é, diz respeito à maneira como os grupos sociais atendem às necessidades materiais de suas vidas. As necessidades materiais devem ser entendidas como alimentos, vestimentas, utensílios, ferramentas, construções, remédios, enfim, uma gama de elementos necessários e que são produzidos ou alcançados pelo trabalho do homem através de sua interação com o meio e com outros homens em sociedade.

A transformação do sistema produtivo é um aspecto fundamental para se pensar nas mudanças das estruturas sociais que garantiriam o surgimento de uma sociedade industrial e o abandono dos padrões anteriores. Como se sabe, uma maior divisão do trabalho ocasionou o surgimento de uma estratificação em classes sociais como podemos compreender da leitura da obra de Karl Marx. Aliás, este mesmo pensador nos mostra em sua análise a importância do chamado materialismo histórico, um método pelo qual podemos tentar compreender a vida econômica, social, política e intelectual, isto é,a história da humanidade e suas formas de organização, percebendo de que forma os sistemas produtivos de cada período possuem uma relação intrínseca com a estrutura social.

6 –

7 –

8- A partir da função da procura, que é uma função decrescente, ou seja, quando o preço de uma mercadoria aumenta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com