TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adoção, seus dilemas no Brasil

Por:   •  5/9/2017  •  Dissertação  •  302 Palavras (2 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 2

A atual constituição brasileira, promulgada em 1988, trouxe uma série de benefícios quanto à adoção no país. De responsabilidade do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), na teoria, prioriza-se a qualidade de vida infanto-juvenil através da busca por famílias capacitadas a proporcionar o necessário para o desenvolvimento do adotado. No entanto, na prática, este objetivo enfrenta diversas problemáticas, fazendo a adoção no Brasil ser, na realidade, ainda um desafio.

Em primeira análise, uma das maiores dificuldades da adoção é a estereotipação feita pelas famílias. Na maior parte dos casos, a preferência é por crianças de até três anos, meninas e de etnia branca, enquanto, em suma, os orfanatos são formados por jovens na faixa de doze anos, pardos ou negros, e de sexo masculino. Dessa maneira, devido a não acharem a criança idealizada, muitas famílias desistem da adoção e ajudam na perpetuação da problemática.

Além disso, cresce o número de crianças que são devolvidas pelos pais adotivos. Geralmente, devido às frustrações, órfãos possuem problemas psicológicos e, principalmente, emocionais, fazendo-os necessitar de tratamentos após a adoção. Porém, muitas famílias não buscam a ajuda necessária por julgarem ser apenas uma fase de transição, gerando dificuldades graves de adaptação e o cominando na volta dessas crianças aos orfanatos. Desse modo, a da falta de comprometimento de alguns pais apenas piora o quadro de adoção no país.

Logo, a adoção no Brasil ainda enfrenta diversos desafios e precisa ser amenizada. Assim, é necessário o melhor preparo de orfanatos por parte governamental, em que se ofereça estrutura emocional, psicológica e educacional, incentivando famílias a quebrarem os padrões de crianças adotadas. Ademais, medidas legislativas que punam a devolução de crianças, em que os pais adotivos sejam obrigados a respaldar essas crianças por determinado período, como no custeamento de tratamentos. Diante dessas ações, a adoção no Brasil poderá ser menos conflituosa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (27 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com