TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agronegócio e o uso descontrolado de agrotóxicos

Por:   •  12/4/2015  •  Dissertação  •  307 Palavras (2 Páginas)  •  664 Visualizações

Página 1 de 2

FOLHA DE REDAÇÃO

Nome completo: Juliana Rielli Silveira D’Angeles Mendes

O Agronegócio é o setor que mais cresce na economia brasileira. Para manter esse crescimento constante, são necessários o aumento do uso de agrotóxico e o investimento em transgênicos, que resultam em maior produtividade e menor ocupação de espaço. Com isso, a saúde humana fica prejudicada.

Agrotóxicos são substâncias capazes de controlar formas de vida animal ou vegetal prejudiciais à saúde pública e à agricultura, isto é, consideradas como pragas. A fiscalização do uso desse tipo de produto no Brasil é ineficiente, e os tóxicos são utilizados indiscriminadamente, oferecendo riscos tanto para o produtor, quanto para o consumidor. Chamados por muitos de “veneno”, os agrotóxicos são apontados como desencadeadores de doenças como câncer e alterações no funcionamento corporal.

Os transgênicos são uma alternativa a um menor uso de agrotóxicos, porém, a comercialização de muitos é impedida, devido ao seu grande potencial alergênico no organismo humano. A partir dessa análise, percebe-se a interferência do agronegócio no meio ambiente e que, se mal administrado, pode causar mais prejuízos do que os benefícios econômicos podem cobrir.

Portanto, o Estado deve reforçar a fiscalização no uso de agrotóxicos e transgênicos avaliando e regulando esses produtos para evitar a intoxicação da população e ecossistemas. Além disso, novas alternativas devem ser pensadas, mirando-se na agricultura orgânica para o controle de pragas, como o plantio em círculos, já que a maioria das pragas voadoras faz seu percurso em linha reta.  Com isso, o agronegócio crescerá ofertando produtos de melhor qualidade para a população.

ESPAÇO DESTINADO AOS TUTORES: CORREÇÃO/COMENTÁRIOS/ORIENTAÇÕES

Competência I

Competência II

Competência III

Competência IV

Competência V

Total

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (168.7 Kb)   docx (45.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com