TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agrupamento De Narrar

Artigos Científicos: Agrupamento De Narrar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  2.889 Palavras (12 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 12

Deparamo-nos por uma história literária do mundo infantil “as tranças de Bintou” e um texto científico reflexivo “Uma abordagem integrada da aprendizagem” onde contemplamos com uma interdisciplinaridade, uma boa aula pode ser planejada onde inserimos experiências científicas com outras áreas do currículo, quando vamos ensinar Matemática pode ser de uma maneira agradável, como ser utilizado história das trança de Bintou, uma vez que oferecem vias de quantificação e registro das observações, diversas atividades matemáticas sugeridas são partes necessárias de uma experiência científica, outras utilizam temas científicos para oferecer um contexto novo ao uso das habilidades matemáticas, com isto mediamos para que as crianças aumentem seu desempenho mental.

Quando enriquecemos a variedade de conexões e relações entre diferentes estilos de aprendizagem, associação e aplicação de informações, as crianças formam vias neurológicas mais sofisticadas em seus cérebros, aumentando a retenção de conceitos. (J.D. Harlan e S.M. Rivkins, Ciências na Educação Infantil).

O trabalho com a matemática na educação infantil deve privilegiar a exploração de uma variedade de noções matemáticas que contribuam para que os alunos dessa faixa etária de idade construam e desenvolvam o conhecimento matemático, sem perder o prazer e a curiosidade acerca dele. É preciso que nós professores tenhamos consciência da posição assumida, sabendo o que subjaz à sua ação em sala de aula, porque esta ação marcara a nossa ideologia, o que dizemos em sala de aula posicionara a relação social que a matemática estabelece em nossa sociedade, e medirá a qualidade do ensino da matemática, não é apenas o ensino maçante de fórmulas, símbolos e números, mas tem todo um contexto que norteiam a aprendizagem de qualidade dessas crianças.

Diante deste contexto, vimos que não apenas o ensino da matemática mas também a linguagem oral e nas demais disciplinas através de uma simples história infantil, tem seu papel na escola e na formação da criança e deve ser inserido por nós educadores como um trabalho sério, sistemático e intencional, educar não é estar apenas centrado no material didático, mas sim viver infinitamente amplo nos currículos a serem ministrados, a literatura é a arte da palavra e do encantamento, quando referimos à literatura infantil, precisamos recordar que, os primeiros livros e contos foram criados para o mundo adulto, quando a infância começou a ser valorizada que o livro passou a ser destinado ao mundo infantil, e hoje em dia tomou uma dimensão enorme de vários livros voltado a infância.

Nós professores da educação infantil devemos utilizar vários recursos para programar nossas aulas para os alunos, as gerações estão se reestruturado e cada vez mais necessitando de inovações, a formação do individuo na sociedade contemporânea deve contemplar o desenvolvimento do senso crítico para que ele reflita sobre os avanços das gerações, os currículos devem ser mostrados como um conhecimento que colabora para a compreensão do mundo e sua transformação.

Em relação ao estuda da Arte temos uma infinidade de trabalhos com a história das tranças de Bintou, com relação a musicalidade, as pinturas descritas no livro e muitos outros recursos, é possível que a arte no ambiente escolar está refletindo uma crescente necessidade pela busca de um espaço de expressão e criatividade, onde possa haver a construção estético e a liberdade de expressão, entendidas como possibilidade de criação e desenvolvimento da imaginação além dos moldes de conhecimento preestabelecido.No ensino da Artes existem várias formas de ser trabalhada, como: Artes visuais, através de apreciação das imagens do livro, reprodução pelo próprio aluno tinta entre outro materiais; Música, a musicalidade no vídeo é de uma sonoridade inconfundível, devemos trabalhar com movimentos sincronizados, sensibilidade musical, a impostação da voz entre outros. A música pode fortalecer a compreensão científica de várias formas. A melodia pode evocar sensações positivas acerca dos conceitos. As letras podem utilizar idéias reais ou metáforas para intensificar as lembranças. O ritmo reforça as idéias da canção, através de padrões repetitivos. Ouvir, por si só, constitui um sistema sensorial que evoca fortes lembranças. À medida que as canções passam pela mente das crianças, elas são lembradas das idéias expressas nas letras.

Por ultimo deixei para relatar a respeito da Natureza e Sociedade que pra mim é o que mais me destacou na história as tranças de Bintou, o conhecimento da natureza implica a compreensão de que a relação dos seres humanos com a natureza não acontece desvinculadas ou à margem das outras relações, o que quer dizer que a natureza precisa ser entendida no contexto das relações sociais mais ampla, o conhecimento da sociedade significa compreender o seu funcionamento, que se manifesta na organização política, na vida econômica, nas expressões artísticas, na produção científica, em todas as dimensões de sua cultura e no conjunto das relações sociais, em síntese o mais me chamou a atenção é o tema transversal da diversidade cultural que podemos explorar nesta história, o preconceito racial, a forma que temos que lidar em nosso dia-a-dia, especificamente em sala de aula, e como lidarmos com estas crianças que sofrem este tipo de preconceito, e com os próprios colegas, na conscientização que somos todos iguais independente da cor, raça, sexo ou posição social que nossas famílias ocupam.

Com relação a tudo isto que vimos até agora eu proponho desenvolver quatro atividade para cada área do conhecimento: matemática, alfabetização, artes e música e natureza e sociedade para alunos de 4 a 5 anos.

Matemática: Com massa de modelar fazer junto com alunos birotes da Bintou, pois esta é a trama central de toda a história e depois de produzi-los, cada aluno fica com 10 birotes começamos a contar e fazer operações matemática. Exemplo: (Se tenho 2 birotes + 2 = 4); (Se tenho 3 birotes e dou ao coleguinha 1=2), toda a turma junta.

Alfabetização: Na educação infantil devemos trabalhar com o lúdico, isto não é imposição minha esta explicitamente enfatizada na LDB 9394/96, Referêncial Curricular para a Educação Infantil e nos Parâmetros Curriculares para a Educação Infantil, em consonância a tudo isto citado eu proponho uma roda de conversa com os alunos onde todos possa falar e dar seu depoimento, assim trabalhar de forma lúdica e prazerosa a oralidade nesta faixa etária de idade.

Artes e Música: Se pensarmos já trabalhamos na atividade acima um pouco de arte, depois da turma toda ter visto o vídeo e apreciado, passo a cada um folha sufite

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com