TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gêneros Textuais Do Agrupamento Do Narrar E Sobre Linguagem Corporal

Exames: Gêneros Textuais Do Agrupamento Do Narrar E Sobre Linguagem Corporal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  1.540 Palavras (7 Páginas)  •  9.626 Visualizações

Página 1 de 7

Sumário:

a) Conceito de gênero textual;

b) Gênero textual do agrupamento do narrar;

c) Tipos de gênero do narrar ( especificar as características de cada um);

d) Conceito e importância da linguagem corporal para a comunicação do aluno;

e) Tipos de atividades para explorar a linguagem corporal.

a)Gêneros Textuais

Definição

Os gêneros textuais são os textos materializados em situações comunicativas recorrentes, encontrados em nossa vida diária e apresentam padrões sócio-históricos característicos, ou seja, são textos orais e escritos produzidos por falantes de uma língua em um determinado momento histórico. Definidos por composições funcionais, objetivos anunciativos e estilos concretamente realizados na integração de forças históricas, sociais, instituições e técnicas.

Ao contrário dos tipos textuais, os gêneros possuem número ilimitado, enquanto os tipos possuem cerca de meia dúzia de categorias: narração, argumentação, exposição, desccrição, injunção. Um tipo textual pode aparecer em qualquer gênero textual, da mesma forma que um único gênero pode conter mais de um tipo textual. Um tipo textual está contido num gênero e nunca ao contrário. Uma carta, por exemplo, pode ter passagens narrativas, descritivas, injuntivas, e assim por diante, sem perder sua funcionalidade.

Alguns Exemplos

Telefonema, sermão, carta comercial, carta pessoal, romance, bilhete, reportagem, aula expositiva, reunião de condomínio, notícia jornalítica, horóscopo, receita culinária, bula de remédio, lista de compras, cardápio de restaurante, instruções de uso, inquérito policial, reseha, edital do concurso, piada conversação espontânea, conferência, carta eletrônica, bate-papo por computador, aulas virtuais e assim por diante.

Como pode ser observado com esses exemplos, os gêneros são formas textuais escritas ou orais bastantes estáveis histórica e socialmente situadas. Caracterizados como eventos textuais altamente maleáveis dinâmicos e plásticos.

b) Gênero textual do agrupamento do narrar:

Também são narrativas no sentido especificado por Werlich (1973), mas envolvem textos cujo domínio é o da cultura literária ficcional, marcados pela manifestação estética e caracterizados pela mimesis da ação através da criação, da intriga no domínio do verossímil. Os textos da ordem do narrar materializaram na produção dos alunos como textos dramáticos para teatro de fantoches, paródias, HQ’s, fábulas, poemas, os quais possibilitaram aos alunos extrapolar a realidade movimentando-se pelo mundo da imaginação. Nestas atividades, o texto literário foi trabalhado na perspectiva de sua materialidade. Há propostas que focalizam o conhecimento textual referente às características da linguagem poética ouà estrutura global de textos narrativos, além dos aspectos estruturais de textos do

tipo poético, narrativo e teatral.

A fábula, O BEIJA-FLOR, propiciou trabalhar o tema solidariedade ao abordar a questão de como cada um pode fazer algo em prol do bem comum, por menor que seja sua participação. Depois da leitura do texto, a turma sentiu-se com argumentos para uma boa discussão oral regada, naturalmente, com suas próprias experiências pessoais. A 21tarefa proposta, a produção de um texto dramático para teatro de fantoches, ficou fácil de ser redigida.

A dramatização é uma atividade imprescindível nos dias de hoje, pois socializa o aluno através de comportamentos desejáveis como:

espírito de grupo, cooperação, solidariedade, responsabilidade, coragem e disciplina. Esse tipo de atividade desenvolve a capacidade criadora, levando o aluno a pensar, idealizar e realizar, bem como desenvolver hábitos, atitudes e valores morais.

c) Tipos de gêneros do narrar ( especificar as características de cada um ):

O termo “narrar” vem do latim “narratio” e quer dizer o ato de narrar acontecimentos reais ou fictícios. Na Antiguidade Clássica, os padrões literários reconhecidos eram apenas o épico, o lírico e o dramático. Com o passar dos anos surgiu dentro do gênero épico a variante: gênero narrativo, a qual apresentou concepções de prosa com características diferentes, o que fez com que surgissem divisões de outros gêneros literários dentro do estilo narrativo: o romance, a novela, o conto, a crônica, a fábula. Porém, praticamente todas as obras narrativas possuem elementos estruturais e estilísticos em comum e devem responder a questionamentos, como: quem?, que? quando? onde? por quê? Vejamos a seguir:

• Narrador: é o que narra a história, pode ser onisciente (terceira pessoa, observador, tem conhecimento da história e das personagens, observa e conta o que está acontecendo ou aconteceu) ou personagem (em primeira pessoa; narra e participa da história e, contudo, narra os fatos à medida em que acontecem, não pode prever o que acontecerá com as demais personagens).

• Tempo: é um determinado momento em que as personagens vivenciam as suas experiências e ações. Pode ser cronológico (um dia, um mês, dois anos) ou psicológico (memória de quem narra, flash-back feito pelo narrador).

• Espaço: lugar onde as ações acontecem e se desenvolvem.

• Enredo: é a trama, o que está envolvido na trama que precisa ser resolvido, e a sua resolução, ou seja, todo enredo tem início, desenvolvimento, clímax e desfecho.

• Personagens: através das personagens, seres fictícios da trama, encadeiam-se os fatos que geram os conflitos e ações. À personagem principal dá-se o nome de protagonista e pode ser uma pessoa, animal ou objeto inanimado, como nas fábulas.

O que vimos foram os recursos que os estilos narrativos têm em comum, agora vejamos cada um deles e suas características separadamente:

• Romance: é uma narrativa longa, geralmente dividida em capítulos, possui personagens variadas em torno das quais acontece a história principal e também histórias paralelas a essa, pode apresentar espaço e tempo variados.

• Novela: é um módulo mais compilado do romance e também mais dinâmico, é dividida em episódios, são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com