TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização Digital E Noções Da Ead

Dissertações: Alfabetização Digital E Noções Da Ead. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/7/2014  •  2.173 Palavras (9 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

DESENVOLVIMENTO 1

2.1 METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA 2

2.3 MÉTODOS CIENTÍFICOS 3

CONCLUSÃO 4

REFERENCIA 5

INTRODUÇÃO

A elaboração de um projeto de pesquisa e o desenvolvimento da própria pesquisa seja ela um documento, um trabalho simples ou até um trabalho de Conclusão de curso necessitam, para que seus resultados sejam satisfatórios, estarem baseadas em planejamento cuidadoso, reflexões conceituais sólidas e alicerçados em conhecimentos já existentes.

Pesquisar é um trabalho que envolve um planejamento análogo ao de um cozinheiro. Ao preparar um prato, o cozinheiro precisa saber o que ele quer fazer, obter os ingredientes, assegurar-se de que possui os utensílios necessários e cumprir as etapas requeridas no processo. Um prato será saboroso na medida do envolvimento do cozinheiro com o ato de cozinhar e de suas habilidades técnicas na cozinha. O sucesso de uma pesquisa também dependerá do procedimento seguido, do seu envolvimento com a pesquisa e de sua habilidade em escolher o caminho para atingir os objetivos da pesquisa.

A elaboração de trabalhos acadêmicos é um momento rico para consolidarmos também afinidades no campo teórico, redefinir pontos de vista, mantendo o diálogo com diversidade de visões. Um corpo metodológico de um trabalho acadêmico compreende um exercício de muitas mentes. Da criação de uma ideia para uma futura Monografia participam muitos olhares instigando e investigando problemas por múltiplos ângulos.

Alguns cursos de graduação, bem como os de pós-graduação, têm como exigência para obtenção do título de graduado ou especialista a elaboração de uma monografia, que consiste inicialmente no desenvolvimento de um projeto de pesquisa e apresentação de uma redação de monografia, com exposição oral. Seu desenvolvimento é baseado em critérios científicos, com linguagem adequada, de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Trabalhos acadêmicos obedecem a normas que atendem especificidades do curso e instituição de origem, sem, contudo, divergir das diretivas apontadas ABNT. De outra parte, trabalhos acadêmicos são primordialmente textos e, portanto, devem ter coesão e unidade, assemelhando-se a um tecido com sua trama perfeitamente entrelaçada, em que não devem aparecer fios soltos, sob pena de perderem suas principais características (MEDEIROS, 2003, p. 137).

1. DESENVOLVIMENTO

O desenvolvimento ou corpo do trabalho é a parte mais extensa e visa apresentar os resultados da pesquisa. Divide-se, geralmente, em capítulos (seções) e subcapítulos (subseções), que variam em função da natureza do conteúdo.

O número de capítulos varia conforme a pesquisa, sendo de responsabilidade do autor (aluno).

Deve conter a revisão de literatura sobre o assunto, resumindo os resultados de estudos feitos por outros autores (as obras citadas e consultadas devem constar na lista de referências).

O método da pesquisa deve apresentar os procedimentos usados para realizar cientificamente o estudo, ou seja, o propósito do trabalho, o método de delineamento, as técnicas de coleta de dados e a técnica de análise.

Observação: Alguns cursos utilizam a Metodologia, em capítulo à parte (após o referencial teórico).

Durante o desenvolvimento do referencial teórico, podem ocorrer várias formas de apresentação de ilustrações (figuras, quadros, mapas, gráficos, tabelas e outros). Tais elementos contribuem para o enriquecimento da pesquisa.

A apresentação gráfica das ilustrações é de responsabilidade do autor do trabalho (podendo o aluno optar pela disposição do leiaute).

2. METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

Trata-se, tão somente, de uma ajuda para consulta por parte dos alunos dos cursos de graduação, bem como aos alunos de pós-graduação.

Tal intenção é facilitar a busca dos alunos no que diz respeito aos trabalhos de pesquisa acadêmica. A estrutura de todo e qualquer trabalho, por si só, serve de modelo para um trabalho realizado em sala de aula. Além disso, procuramos apresentar e explicar as regras para cada parte de um trabalho científico. É através da leitura sistemática que o ser humano adquire e sistematiza conhecimento científico.

A metodologia científica preconiza uma série de regras através das quais o conhecimento deve ser obtido. Essas regras atribuem à produção científica um alto grau de confiabilidade, na medida em que permitem apresentar a comprovação daquilo que se afirma. Não são, portanto, conjecturas, suposições e sim conclusões baseadas em dados da realidade. As regras ditadas pela metodologia científica naturalmente são gerais. Elas atuam no plano formal do trabalho, ou seja, no modo de obter dados, no modo de testá-los e no modo de apresentá-los.

“Sem uma teoria científica do conhecimento da verdade não é possível interpretar corretamente o mundo, o homem, a sociedade e, muito menos, transformá-los” (Bazarian, 1990). 3 metodologia da pesquisa científica

O levantamento bibliográfico é a atividade de busca dos trabalhos, sobre diversos formatos (livros, periódicos, CDs, arquivos digitais etc.), sobre determinado assunto, possibilitando ao pesquisador conhecimento sobre o estado da arte do tema a ser pesquisado.

O levantamento bibliográfico, ou o levantamento das fontes de informação sobre o assunto, consiste em um procedimento técnico que compreende duas fases: fase preparatória e fase de execução.

3. MÉTODO CIENTÍFICO

• Estudo do assunto - consiste principalmente na conceituação do assunto, definindo-se nesse momento os termos que o identificam. Para este estudo, deve-se recorrer aos dicionários, enciclopédias especializadas, compêndios e outras fontes de informação que se fizerem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com