TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização E Letramento

Dissertações: Alfabetização E Letramento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2014  •  3.894 Palavras (16 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 16

SUMÁRIO

ESTAR ALFABETIZADO É. 03

O QUE SIGNIFICA ESTAR ALFABETIZADO. 05

DEFINIÇÃO DO CONCEITO ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. 06

QUADRO QUE CONSISTE NA APRESENTAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS AOS GENEROS TEXTUAIS. 07

ATIVIDADES ENVOLVENDO A COPEMPETENCIA DOS ALUNOS NA LINGUAGEM ORAL E NA LÍNGUA ESCRITA. 08

ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÕA QUE UTILIZEM A SILABAÇÃO (TEXTO CARTILHESCOS) E TEXTOS REAIS (MÚSICAS, PARLENDAS, POESIA, CONTOS). 08

A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO COM TEXTOS NA SALA DE AULA PARA A ALFABETIZAÇÃO. 10

ATIVIDADE: LEITURA E ESCRITA DE TRAVA-LÍNGUA, PARLENDA, QUADRINHA, POEMA, CANÇÃO DE RODA, ADIVINHAS. 12

OS ASPECTOS QUE DETERMINAM CONDIÇÕES IDEAIS DE APRENDIZAGEM 14

ATIVIDADE: POESIA OU POEMA? 15

CONSIDERAÇÕES FINAIS. 16

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. 17

ESTAR ALFABETIZADO É:

Se desenvolver em um contexto de letramento como início da aprendizagem da escrita, como desenvolvimento de habilidades de uso da leitura e da escrita nas práticas sociais que envolvem a língua escrita, e de atitudes de caráter prático em relação a esse aprendizado; entendendo que a alfabetização e letramento, devem ter tratamento metodológico diferente e com isso alcançar o sucesso no ensino aprendizagem da língua escrita, falada e contextualizada nas nossas escolas. Letramento é informar-se através da leitura, é buscar noticias e lazer nos jornais, é interagir selecionando o que desperta interesse, divertindo-se com as historias em quadrinhos, seguir receita de bolo, alista de compras de casa, fazer comunicação através do recado, do bilhete, do telegrama. Letramento é ler historias com o livro nas mãos, é emocionar-se com as historias lidas, e fazer, dos personagens, os melhores amigos. Letramento é descobrir a si mesmo pela leitura e pela escrita, é entender quem a gente é e descobrir quem podemos ser.

Portanto, entendo que tanto o letramento, quanto a alfabetização, são essenciais a educação, pois são princípios para uma educação de qualidade. O letramento, entendo ser, o processo de conhecimento das letras, ou seja, dos símbolos fundamentais de nossa linguagem, sem o conhecimento destes não podemos nos relacionar com as informações constantes no mundo (principalmente com um mundo como o que estamos vivendo em que a base de tudo são as informações que, na velocidade da tecnologia, não conseguem parar por muito tempo para serem processadas, pois vão se alterando com uma lógica do não poder esperar). A alfabetização e o letramento, são fundamentais da educação e devem ser encaradas como atual.

Na verdade, o processo de alfabetização começa quando o sujeito se vê envolvido com a exigência da saber ler e escrever para resolver situações cotidianas. Ao mesmo tempo que vão compreendendo seus significados, vão compreendendo a função da escrita no dia-a-dia: escrever para anotar recados, as compras da feira ou supermercado, para dar noticias a um parente distante, preencher cheques, formulários etc.

Com o tempo nota-se que certas práticas de leitura e escrita já não são suficientes para o sujeito atuar no mundo letrado, pois a complexidade de nossa sociedade faz com que surjam as mais variadas práticas de uso da língua escrita.

O professor deve garantir que as praticas escolares ajudem a refletir enquanto aprende e a descobrir os prazeres e ganhos que se pode experimentar quando a aprendizagem do sistema de escrita é vivenciado como um meio para, independentemente, exercer a leitura e a escrita dos cidadãos letrados. Para que isso aconteça é preciso que a criança aprenda a ler lendo, a escrever escrevendo, que esse mundo tenha um sentimento.

Sabe-se que é no período da alfabetização que as crianças são desafiadas, a pensarem sobre a escrita e o que ela representa na sociedade. Já o desafio do professor é maior, pois vai além de ensiná-los a ler e escrever é preciso criar mecanismos que proporcione e que envolvam práticas sociais de leitura e escrita, pois além de alfabetizar, é preciso também criar situações de letramento, pois além de saber decifrar o código escrito, e também qual a função dos diferentes tipos de textos, e como eles se desempenham nos contextos sociais em que circulam, investindo assim na construção da cidadania e considerando a leitura como uma ferramenta importante para conhecer e compreender o mundo.

Assim nota-se a importância da escola na vida do cidadão, mesmo existindo essa diferença de conhecimento, cabe ao professor fazer a junção desses conhecimentos e coloca-los em prática. Para isso é preciso que se proponha trabalhos com diferentes gêneros que circulam na sociedade, jornais, cartas, fabulas, lendas, informes publicitário, receitas, convites, poesias, cantigas, parlendas..., pois a criança aprende como são usados os diversos materiais de leitura e o propósito comunicativo de cada um, tendo como base para o trabalho as situações enfrentadas no dia-a-dia, atendendo assim as exigências da sociedade.

O QUE SIGNIFICA ESTAR ALFABETIZADO.

Estar alfabetizado significa atribuir significado e sentido às funções sociais vinculadas à escrita. Estar plenamente alfabetizado é ser capaz de compreender diferente tipos de textos, possuir um repertorio de procedimentos e habilidades para relacioná-los em um campo social determinado.

A aquisição do sistema da escrita não promove o desenvolvimento do intelecto, más sim, a reflexão e o uso da multiplicidade de funções da escrita. Os adultos não alfabetizados, apesar de não dominarem o código escrito, estão imersos em um universo letrado que oferece pistas e possibilidades para um pensamento alfabetizado.

Durante muito tempo, acreditou-se que, primeiro, os educandos deveriam conhecer as letras, saber juntá-las, relacioná-las com a pauta sonora, saber pontuação, regras gramaticais etc. só depois conseguiriam lidar com a linguagem escrita, ou seja, com a elaboração e compreensão dos textos.

No campo da alfabetização de adultos, essa concepção ainda é muito frequente. Mesmos adeptos da análise da realidade, quando no trabalho com a escrita, retrocedem ao ensino hierarquizado (primeiro, letras, depois, sílabas, palavras etc.).

O processo de ensino

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com