TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização E Letramento

Artigo: Alfabetização E Letramento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  4.958 Palavras (20 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 20

FACULDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO DE PEDAGOGIA-ENSINO SUPERIOR

TRABALHO DESENVOLVIDO PARA DISCIPLINA LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

PROFESSORA MA.ROSEMEIRE L.DA SILVA FARIAS

Aline Suelen Monteiro Arruda RA366664 E-mailsuelen-arruda@hotmail.com

Antônia Cristina Monteiro de Araújo RA384318 E-mail antonia.sucesso@gmail.com

Ailton Soares Pinheiro RA387880 E-mail ailtonsoares31@gmail.com

Rúbia Jalva Costa Nascimento RA 367957 E-mail rubiasilva.41@gmail.com

Raquel de Oliveira Câmaras RA 357397 E-mail raquel3366hotmail.com

Manaus-Amazonas 2013

INTRODUÇÃO

A educação é um processo amplo e complexo que abrange diversos sujeitos em diferentes modalidades de aprendizagem, que distingue e personaliza esse jeito de aprender.

Desta forma, a aprendizagem envolve inúmeras características, sendo necessária uma identificação e uma relação prazerosa, tanto com o conhecimento, como também com o educador, num processo dinâmico, ativo e contínuo; pois aprendemos desde o nascimento até a morte. O aprender envolve diferentes aspectos, competências e habilidades múltiplas. É também um processo pessoal, de forma que cada um aprende e deve buscar seu auto aperfeiçoamento, sendo também, gradativo e ascendente; pois em nossa trajetória vamos incorporando novas experiências e novos saberes de maneira a ajustar estes conhecimentos com os que já possuíamos.

Alfabetizar, também é um processo político, que promove a cidadania, a autonomia, quando for praticada com lucidez, pois oferece condições aos educandos de construírem sua bagagem de conhecimentos num contexto mais amplo, sendo esse refletido e apreendido pela complexidade das interações múltiplas que os ambientes, as pessoas e os objetos implicam.

O processo de alfabetização depende também das experiências prévias de cada alfabetizando, que acontecem antes mesmo da educação escolar, através das atividades não formais que as crianças vivenciam e, assim, podem criar estratégias para tentar identificar, interpretar o que está no texto codificado pelas letras. Verificamos que as crianças quando estão mediante um texto, elaboram hipóteses e tem critérios investigativos, para descobrir e desvendar as informações que os jornais, os livros, as revistas, os outdoors, as placas, os rótulos comportam. Utilizam informações prévias como: tipo e tamanho de letra se são colorida ou discreta, retiram indícios das gravuras que o texto traz e, assim, elaborando uma possível representação da mensagem. Todo este repertório de investigação está num processo mental reflexivo elaborado desde as primeiras noções que podem construir em torno da leitura, esse conjunto é o que constitui o contexto do universo de letramento, numa mútua implicação com a alfabetização.

Etapa 1 passo 1

O processo de alfabetização da equipe segundo pesquisa entre o grupo, todos foram alfabetizados na 1ª série com cartilha por nome caminho suave antes de entrarem para a escola. Fomos alfabetizados assim que iniciamos o primeiro ano de escola. Mais houve comentário de um do grupo que sua mãe pagou reforço escolar para ajudar na sua aprendizagem os demais foram alfabetizados pela professora mesmo no inicio escolar.

Todos da equipe tiveram suas recordações muito boas no tempo de escola onde tiveram êxito na aprendizagem. Em relação a compartilhamento de ideias, sentimentos e emoções no processo de alfabetização na época era usado uma cartilha por nome caminho suave onde levávamos para a escola e guardávamos com carinho para não danificá-la porque era como se fosse um tesouro, esta cartilha tinha várias histórias emocionantes que nos encantava e ficará marcado em nossa memória, lembramo-nos de uma história da barriga e da família silábica da letra b. Achávamos muito legal quando a professorafazia a junção das vogais ai,ei,oi,ui,au,eia parecíamos um coral a turma adorava já sabia de co. A nossa alfabetização vai ficar para a historia, pois fomos alfabetizados de forma brilhante e com muita paciência por parte da professora.

1º Relatório Parcial

ESTÁ ALFABETIZADO É ?

O que se entende por letramento e alfabetização é que as duas caminham juntas, é necessário letrar e alfabetizar assim, é possível considerar que letrar é direcionar, conduzir a criança ao exercício das práticas sociais de leitura e escrita, é inseri-la ao campo das letras em seu sentido e contexto social, é fazer com que a criança tome gosto pelo hábito de ler, e a alfabetização compreende a decodificação e assimilação dos signos linguísticos; alfabetizar está em inserir a criança para a prática da leitura, ou seja, fazer com que se aprenda a ler, mas isso não implica em criar hábito da leitura, pois sabemos que há sujeitos alfabetizados que necessariamente não tomam gosto pelo hábito de ler, ou não leem com frequência, dizemos portanto que não basta alfabetizar a criança, é preciso letrá-la ou conduzi-la aos diversos tipos de expressões textuais, é capacitar a criança a criar relações com práticas de leitura e escrita, é compreender e questionar, sobretudo fazer a chamada leitura do mundo a partir de suas práticas sociais.

A alfabetização e o letramento apresentam metodologias diferentes, pois o letramento é informado através da leitura buscando informação através de noticias nos jornais, revistas em quadrinhos, comunicando-se pelo telefone; Letramento é ler histórias e emocionar-se com elas, fazendo do personagem da revista se tornar real.

Compreendemos que tanto a alfabetização como o letramento é importante para a educação, são essenciais para uma educação de qualidade.

O letramento é fundamental na educação, é o processo que busca conhecimento através das letras, símbolos fundamentais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.8 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com