TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização E Letramento

Exames: Alfabetização E Letramento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2014  •  568 Palavras (3 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 3

Alfabetização e Letramento

A autora Magda Soares Doutora em educação pela Universidade Federal de Minas gerais (UFMG), professora titular emérita da Faculdade de Educação dessa Universidade, é autora de diversos livros sobre o ensino de Português e de coleções didáticas para o nível fundamental.

Na leitura do livro Alfabetização e letramento a autora Magda Soares nos revela que o analfabetismo no Brasil pertence a um tema da atualidade. Vemos a diferença entre alfabetização e letramento, e a importância de praticá-los.

Alfabetização e a ação de alfabetizar ocorrem no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação, processo que tem os mesmos problemas de aprendizagens ao longo dos anos, com muitas reprovações e evasão escolar. Nesse processo o aluno deve ter capacidade de interpretar, compreender, criticar e produzir conhecimento.

O conceito de letramento, muito divulgado nas pesquisas da área de educação pela professora Magda Soares, deixou de lado o contraste entre pessoas que sabem o que não sabem ler. O letramento considera graus de intimidade do individuo com matérias de escrita e de leitura, o letramento é algo que está no nosso dia-a-dia.

Quando o individuo sabe ler, mas não consegue compreender qualquer texto por, mas curto que seja seu nível de letramento é muito baixo, mas isso não quer dizer que a pessoa não seja alfabetizada. O hábito de ler constantemente facilita o entendimento, aumentando assim o seu nível de letramento utilizando vários materiais, mas não se preocupando apenas com quantidade de livros ou matérias que serão lidas, mas sim com a ampliação de informações e compreender de que forma usa-los.

O primeiro termo, alfabetização, corresponderia ao processo pelo qual se adquire uma tecnologia a escrita alfabética e as habilidades de utiliza-la para ler e para escrever, compreendendo funcionamento do alfabeto se apoderando e dominando os traçados com ajuda de instrumentos como papel, lápis e outros que substituem.

Já o segundo termo, letramento, relaciona-se ao exercício efetivo e competente daquela tecnologia da escrita, nas situações em que precisamos ler e produzir textos reais. Ainda segundo a professora Magda Soares, alfabetizar e letra são duas ações distintas, mas não inseparáveis, ao contrario: o ideal seria alfabetizar letrando , ou seja, ensinar a ler e a escrever no contexto das praticas sociais da leitura e da escrita.

Baseado o que refere Magda Soares em sua obra nos faz refletir sobre o tempo e há diferença que existe em quem é alfabetizado e quem é letrado, ou quem possuem os dois ainda é muito frequentemente em nossa sociedade, as diferentes classes sociais sofrem um déficit no aprendizado, o poder aquisitivo interferi muito no aprendizado tanto de pessoas de áreas precárias ou até urbanas não tem a mesma oportunidade ou estimulo de ser letrado e alfabetizado, como cita o IBGE 40% da população é analfabeta. O fracasso do processo de alfabetização que vem acontecendo no Brasil vem crescendo gradualmente, por isso nos educadores temos que dar a devida importância e estimular a leitura e a escrita na vida de nossos alunos, para que eles possam ter a possibilidade de produzir textos reais e transcrever o que foi compreendido.

Recomendamos a obra aos próximos semestres de Pedagogia, por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com