TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização E Letramento

Exames: Alfabetização E Letramento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  280 Palavras (2 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 2

Pós-graduação /Educação infantil

Discente: Rozimar Siqueira Santos

Alfabetização e letramento.

Alfabetização é um processo inserido no ensino e aprendizagem onde o aluno aprende ler e escrever. O indivíduo letrado é aquele que sabe ler e escrever e compreender o que está escrito, ou seja, letramento é a informação através da escrita e leitura de mundo através dos vários meios, como jornais, livros, revistas, conhecendo as diversidades de gêneros.

Refletindo a este conceito se faz necessário alfabetizar e letrar. Pois ambos precisam um do outro, propósito este que por muito tempo vem sendo assumido exclusivamente pela escola.

Podemos observar que esta responsabilidade não deve ser assumida somente pela escola, mas por todos, que possam estar ajudando através de meios comunicativo.

Garantir esse direito é tarefa da educação escolar, alfabetizar e letrar. O conhecimento é uma qualidade de vida que todo ser humano necessita. Cabe ao professor e a escola criar situações em que os seus alunos aprendam, essencialmente nas series iniciais, isto é na educação Ed infantil que é a base do seu crescimento, como se diz um bom alicerce a casa é segura, assim é a criança se desde cedo é bem orientado, provavelmente seu desenvolvimento será mais eficaz, deixando de se formar analfabeto funcional.

São situações, que devemos pensar e repensar, ou seja, quando a criança é inserida em situações que ela já conhece seu conhecimento de mundo, está criança vai se sentir melhor, desenvolvendo então sua curiosidade, criatividade, e habilidade em ler e escrever.

Faz-se necessário que o professor faça uma reconstrução do conhecimento, isto é, fornecer condições para que a criança permita um melhor desempenho no processo de alfabetização e letramento envolvendo fatos vivenciados no seu dia a dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com