TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização E Letramento

Trabalho Universitário: Alfabetização E Letramento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  302 Palavras (2 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 2

Para realizar esta atividade, atente-se ao trecho de Soares (2006, p. 24) que diz: “um in¬divíduo pode não saber ler e escrever, isto é, ser analfabeto, mas ser, de certa forma, letrado”.

Com base nos estudos realizados explique com suas palavras o que a autora pretende dizer com essa afirmativa. Coloque suas considerações no Portfólio.

Alfabetizado é aquele indivíduo que sabe ler e escrever. Já letrado é aquele faz uso das diversas e múltiplas práticas sociais de leitura e escrita, individualmente ou em grupo e apropriar-se delas, fazendo-lhes uso competente e frequente.

Uma pessoa pode ser analfabeta e letrada ao mesmo tempo de que maneira isso acontece, ao que indique alguém que escreva uma carta e no momento em que estiver ditando a carta ele vai esta usando toda uma estrutura linguística própria da nossa língua escrita, isso evidencia que ele tem conhecimento sobre o que esta fazendo e mostra que o homem nesse processo produz sua linguagem oral isso acontece divido sua exigência de comunicação que se da dessa origem do surgimento e desenvolvimento da linguagem escrita.

Como se pode observar uma criança pode não ser alfabetizada, mas já ser letrada isso vai depender do seu convívio familiar, uma criança que vive em um ambiente que tem livros e pessoas que faz a leituras de historinha para criança onde, mas tarde essa criança vai tentar executar a mesma tarefa que esse adulto fez onde ira pegar um livro e vai fingir que estar lendo já nessa sua narrativa ela ira fazer uso de estruturas linguísticas.

Já uma pessoa pode ser alfabetizada e não letrada: sabe ler e escrever, mas não tem um motivo desta pratica de ler e escrever, não procura ler livros ou jornais ou revistas se não tem habito de ler não será capaz de fazer interpretações de um texto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com