TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização E Letramento

Monografias: Alfabetização E Letramento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  1.587 Palavras (7 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 7

ALFABETIZAÇÃO, LEITURA, ESCRITA.

PROBLEMA: O Processo de alfabetização no Brasil e seus desafios.

TESE: Um número expressivo de estudantes brasileiros não aprende a ler na escola brasileira;

A escola reproduz desigualdade social.

OBJETIVO: O desafio de fazer com que as crianças tenham assegurados o seu direito de ler e escrever, e, assim para participar do mundo da escrita.

IDEIAS CENTRAIS: No Brasil quase um terço da população possui baixos níveis de letramento. Entre jovens e adultos considerando-se aqueles que têm, mas de 15 anos.

-Mais da metade das crianças de 4ªserie manifestam tantas dificuldades que não podem ser consideradas alfabetizadas funcionalmente.

-De acordo com os resultados dos dados do Pisa, a proficiência em leitura de estudantes Brasileiros estudantes de 15 anos é significantemente inferior á de todos os outros países participantes da avaliação.

-Uma comparação feita por pesquisadores entre os resultados no Saeb de alunos da 4ª a 8ªseries do ensino fundamental e do 3ºano do ensino médio é também desalentadora.

-Um número expressivos de estudantes não aprende a ler na escola brasileira. Essa escola produz um grande contingente de analfabetos e analfabetos funcionais.

-O problema do analfabetismo na escola, ou fora dela é parte de um problema maior de natureza política. È o problema de desigualdade social, da injustiça social, da exclusão social.

-Alfabetizar não se reduziria ao domínio das primeiras letras. Envolveria também saber utilizar a língua escrita nas situações em que está é necessária, lendo e produzindo textos. È para essa nova dimensão da entrada que se cunhou uma nova palavra letramento. Ela serve para designar o conjunto de conhecimentos, atitudes e capacidades, necessária para usar a língua em suas práticas sociais.

-Assim as dificuldades que hoje enfrentamos na alfabetização são gravadas tanto pelo passado, quanto pelo presente.

O QUE É SER ALFABETIZADO E LETRADO

Problema: A alfabetização como processo específico e indispensável da apropriação do sistema da escrita. Letramento processo de inserção da cultura da escrita.

Desafios de professores conciliar esses dois processos de modo a assegurar os alunos a apropriação do sistema alfabeto/ortográfico e a plena condição de uso da língua nas práticas sociais de leitura e escrita.

Tese: A ação pedagógica e produtiva é que contempla, de maneira articulada e simultânea a alfabetização e o letramento.

Como é viável contemplar alfabetização e letramento de maneira articulada no processo pedagógico.

Objetivo: A implementação de propostos que requer por um lado a apropriação pelos docentes dos conhecimentos teóricos metodológicos envolvidos e por outro lado, a presença nas escolas de material impresso e suficiente para o uso dos alunos.

Convencer os professores a incluir em sua pauta de lutas, mais esses dois objetivos.

Ideias centrais: A apropriação da escrita é um processo complexo e multifacetado que envolve tanto o domínio do sistema alfabético/ortográfico quanto a compreensão de uso efetivo e autônomo da língua escrita em práticas sócias diversificadas.

-De inicio pode definir alfabetização como processo específico e indispensável de apropriação do sistema da escrita.

-Já letramento pode ser definido como processo de inserção e participação na cultura escrita.

-O termo letramento foi criado, portanto quando se passou a entender que nas sociedades contemporâneas é insuficiente o mero aprendizado das “primeiras letras” e que se integrar socialmente hoje envolve também saber utilizar a língua escrita nas situações em que está e necessário “lendo e produzindo textos”.

-O surgimento do conceito letramento, bem como a difusão e o emprego desse termo tem suscitado polêmicas e equívocos (por exagero ou por simplificação), que é bom tentar esclarecer.

-Pode-se dizer que a fonte desses equívocos polêmicos é a não compreensão de que esses dois processos são complementares e não alternativos.

-A ação pedagógica mais adequada e produtiva é aquela que contempla, de maneira articulada e simultânea, a alfabetização e o letramento.

-Reflexão de como integrar alfabetização e letramento em sala de aula vai se organizar em torno de quatro componentes: 1) a compreensão e valorização da cultura escrita; 2) a apropriação do sistema da escrita; 3)a leitura; e , 4)a produção de textos escritos.

-Considerando que a possibilidade de integração social hoje requer do cidadão, muito mais que mero conhecimento das “primeiras letras”.

ORGANIZANDO AS CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO: PROCESSOS E MÉTODOS.

Problema: mudanças nas decisões, tomadas de decisões conscientes, mudanças metodológica da alfabetização com base para se pensar em uma organização do trabalho nessa área.

A necessidade da preparação da escola e da sala de aula para alfabetização.

Tese: é necessário mudanças metodológicas da alfabetização, implantação de um ambiente alfabetizador, atual estado da discussão sobre a metodologia da alfabetização, estimular uma reflexão em direção ao equilíbrio, a integração e a articulação de propostos metodológicos.

A necessidade de preparação efetiva de escola e de sala de aula para alfabetização.

Objetivo: a necessidade de novos métodos para a alfabetização, a conscientização a mudanças.

Ideias centrais: mudanças conceituais ocorridas no campo da alfabetização trazem como consequência, mudanças nas decisões metodológicas.

-Historicamente a discussão sobre a alfabetização escolar no brasil se centram na eficácia de processos e métodos.

-O primeiro método aplicado ao ensino da íngua escrita pertence a uma vertente que valoriza o processo de síntese nela se incluem aos métodos de soletração fônico e silábico.

-Processo de analise e a compreensão de sentidos propondo uma progressão diferenciada de unidades mais amplas (palavra, frase, texto) a unidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com