TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização E Letramento

Trabalho Escolar: Alfabetização E Letramento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  1.104 Palavras (5 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 5

TITULO DO PROJETO: Alfabetização e letramento

LINHA DE PESQUISA: Língua Portuguesa e Ensino

JUSTIFICATIVA

Diante do grande número de alunos que chegam às séries finais do ensino fundamental sem o domínio da leitura, tal estudo visa investigar quais os fatores causadores da defasagem do aprendizado da leitura e ainda reconhecer estratégias facilitadoras na superação dessas dificuldades.

PROBLEMATIZAÇÃO

O estudo visa entender o que gera a defasagem na aquisição das práticas de leitura. Durante a prática de estágio nas séries iniciais do Ensino fundamental e até mesmo em algumas turmas do ensino Médio, pode-se perceber elevado número de alunos com dificuldade na leitura e interpretação de textos. Diante do exposto, busca-secom esse trabalho investigar as prováveis causas de tal problema, bem como contribuir para a superação dos mesmos.

OBJETIVO GERAL

Reconhecer e sanar dificuldades de leitura e interpretação de textos dos alunos oriundos das séries iniciais do Ensino Fundamental.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Desenvolver práticas norteadoras de leitura e produção de textos;

- Investigar e diagnosticar as dificuldades apresentadas pelos alunos em leitura e produção de textos:

- Despertar nos discentes a valorização da leitura em suas diferentes dimensões, informação, conhecimento e fruição

REVISÃO DA LITERATURA

LEITURA-CONCEITUAÇÃO

O QUE É LEITURA?

Entende-se como leitura o processo interativo entre o leitor e o texto, através do qual o leitor reconstrói o significado do texto. A extração do significado e a conseqüente apropriação da informação veiculada pela escrita são os objetivos fundamentais da leitura, dependendo do nível de compreensão atingido, do conhecimento prévio que o leitor tem sobre o assunto e do tipo de texto lido. A leitura não é nem uma atividade natural, nem de aquisição espontânea e universal. O seu domínio exige um ensino direto que não se esgota na aprendizagem, mas que se prolonga e aprofunda ao longo da vida do indivíduo. É função da escola fazer de cada aluno um leitor fluente e crítico capaz de usar a leitura para obter informação, organizar o conhecimento e usufruir o prazer recreativo que a leitura pode proporcionar. Considerando que nos primeiros anos de escolaridade uma atenção particular é devida aos processos de decodificação e automatização da língua escrita, há quedesenvolver atividade que visem à aprendizagem da leitura e da escrita.

Segundo Cagliari (1992, p. 149), ler é ato lingüístico diferente da produção espontânea da fala sobre um assunto qualquer. Na opinião de Cagliari (1992, p. 104), a leitura está condicionada a escrita, mesmo que a restrição seja somente semântica. Para o autor ler é exprimir um pensamento estruturado por outra pessoa, não pelo falante. Para o autor, ler é uma atividade complexa que envolve problemas semânticos, culturais, ideológicos, filosóficos e fonéticos. Segundo Nunes (2000, p. 8-9), a correspondência entre letras e fonemas não está tão intimamente associado à representação dessas pequenas unidades sonoras chamadas fonemas.

Ferreiro e Teberosky (1985) afirmam que a alfabetização, como qualquer outra aprendizagem, significa compreender a linguagem escrita como objeto de conhecimento que se investiga, analisa, que se procura compreender formulando hipóteses sobre seu funcionamento e suas regras. As hipóteses mais comuns que as crianças elaboram foram estudadas por pesquisadores como Ferreiro e Teberosky (1985) e encontram-se disponíveis, para estudo, na sua obra Psicogênese da língua escrita.

As pesquisas realizadas sobre a aprendizagem mostram que para aprender é necessário que se possa pensar sobre o objeto inteiro, com toda a sua complexidade, e não a partir de suas partes.

A LEITURA E A ESCOLA

Escrever e ler são duas atividades da alfabetização conduzidas mais ou menos paralelamente. Na prática, ao longo do ano escolar, se dá muito mais ênfase á escrita do que a leitura. Exige-se muito mais do aluno com relação áescrita do que com a leitura. Isso se deve ao fato de a escola saber avaliar mais facilmente os acertos e erros de escrita e não saber muito que o aluno faz quando lê, sobretudo quando ele lê em silêncio.

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PARA OTIMIZAÇÃO NA ESCRITA

Letramento é uma tradução para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com