TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização E Letramento

Dissertações: Alfabetização E Letramento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  2.617 Palavras (11 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 11

ESTAR ALFABETIZADO

É saber ler e escrever, é brincar com as letras, formas, palavras, frases e sentidos; é ser capaz de interagir por meio de texto escrito em diferentes situações. A criança alfabetizada compreende o sistema alfabético da escrita sendo capaz de ler e escrever com autonomia. Segundo Ferreiro (2006).

“É poder transitar com eficiência e sem temor numa intrincada trama de práticas sociais ligadas à escrita. Ou seja, trata-se de produzir textos nos suportes que a cultura define como adequados para as diferentes práticas, interpretar textos de variados graus de dificuldade”.

Outra forma de ato de ler e escrever estão diretamente relacionados á capacidade de interação, não somente de textos escritos como pode ser desenhos, imagens, símbolos, etc. A aprendizagem da leitura e da escrita deve ocorrer em situações de conhecimentos que compõem a base nacional de nove anos ( linguagem, matemática,ciências e ensino religioso). Toda criança tem direto de se apropriar do sistema alfabético da escrita e de forma autônoma e de participar de situações de leitura e escrita. A criança que tem dificuldade de ler e escrever textos com autonomia terá dificuldade para dar continuidade ao processo escolar e participar de várias situações extraescolares.

O processo de alfabetização se dá em cinco fases: A primeira construção ocorre com tentativas de reproduzir traços básicos da escrita. Na segunda fase a hipótese central é de que para ler coisas diferentes é preciso usar formas diferentes. Na terceira são feitas tentativas de dar valor sonoro a cada uma das letras que compõe a palavra. Na quarta fase ocorre a transição da hipótese silábica para a alfabética. Na quinta finalmente atinge o estágio da escrita alfabética.

Decodificar:

É decifrar um código. Ex: Quando uma criança está construindo uma base alfabética antes de saber ler ela consegue codificar algumas palavras mais corriqueiras, mas isso não implica que a mesma saiba ler, ela simplesmente codifica.

Ler:

É uma instrução ou um conjunto de saberes e habilidades, é interpretar um conjunto de informações.

Escrever:

Exprimir-se por sinais gráficos não é apenas colocar palavras que formem sentido no papel, escrever é uma arte, seja em forma de carta, textos ou um simples bilhete ou até mesmo uma singela frase. É uma forma de transmitir sua cultura seus conhecimentos e principalmente a forma de pensar.

Autonomia – autonomamente:

É um termo de origem grega, cujo significado está relacionado a independência, liberdade ou autossuficiência.

Aprendizagem:

É um processo de mudança de comportamento obtido através de experiências. Aprender é um resultado da interação entre estruturas mentais a o meio.

Conhecimento:

Conhecimento é o ato ou efeito de conhecer, é ter ideia ou noção de alguma coisa, é saber a instrução e a informação.

Características inerentes aos seguintes Gêneros textuais

I Conto:

É um gênero textual com texto curto que tem como tipo de texto a narrativa ficcional. Caracteriza-se por ser condensado, isto é, por apresentar poucos personagens, poucas ações e tempo e espaço reduzidos. Normalmente o conto costuma ser publicado em livros (antologias) e, ás vezes, em revistas. Exemplos os contos de fadas.

II Fábula:

Pertence ao gênero literário narrativo, cuja característica marcante é a presença de animais protagonizando a história. Esopo consagrou o gênero como tal criando histórias na qual cada animal era categorizado de acordo com o seu perfil. Por exemplo, o leão representava a força, a raposa representava a astúcia, a formiga representava o trabalho (Há uma famosa fábula cujo título é a cigarra e as formigas). Quanto às características que o faz pertencer ao gênero narrativo literário atribui-se a existência de personagens, à ocorrência em um tempo e espaço e finaliza-se com um ensinamento moral, levando o leitor a uma reflexão.

III História em Quadrinhos:

Apresenta características semelhantes à narração, apenas diferem-se pelo fato de que, ao invés do narrador, o diálogo é retratado de forma direta, representado em forma de balões. Quanto a finalidade, talvez a principal seja visar o entretenimento embora em algumas ocasiões veicula uma informação como forma de alertar a população para problemas polêmicos.

IV Lenda:

“Narrativa popular de caráter maravilhoso associado a determinado lugar e/ou determinado tempo passado.” (Américo Pellegrini Filho) Portanto, o alcance da lenda é regional, no máximo nacional. A lenda propõe-se a explicar algo relativo à determinada cultura. A definição lenda surge em oposição à definição de mito. A lenda ao contrário de mito, não se repete ou surge em regiões diferentes. Por exemplo, não existe uma lenda do guaraná no E.U.A, pois lá não existe guaraná.

V Poesia:

A poesia é um gênero literário caracterizado pela composição em versos estruturados de forma harmoniosa. É uma manifestação de beleza e estética retratada pelo poeta em forma de palavras. No sentido figurado, poesia é tudo aquilo que sensibiliza e desperta sentimentos. É qualquer forma de arte que inspira e encanta, que é sublime e bela. Existem alguns elementos formais que caracterizam um texto poético, como por exemplo, o ritmo, os versos e as estrofes.

Sugestões de atividades envolvendo a competência dos alunos na linguagem oral e escrita

Esta é uma proposta de trabalho pedagógico com rótulos que envolvem vários tipos de atividades que incluem: escutar – ler – escrever – ditar – copiar.

Apresente o rótulo:

http://www.skatecuriosidade.com/curiosidade-skatisticas/rotulo-da-nescau

• Fazer a leitura apontada das principais palavras.

• Pedir aos alunos que circulem o nome e a marca do produto.

• Discutir a expressão: AGORA + FORÇA para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com