TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Amanha tem aula de fisica

Por:   •  30/9/2015  •  Artigo  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 2

Objetivo: Observar as características do movimento em duas dimensões.

Procedimento:

  1. Deixa a extremidade horizontal da rampa coincidir com a extremidade livre da bancada (isso lhe assegurar que a projeção vertical da extremidade livre da rampa coincidirá, no chão do laboratório, com aposição que chamaremos de.=0. Esta posição deverá se manter constante durante todo o processo de medida.[pic 1]
  2. Utilize o fio de prumo para determinar, no chão do laboratório, as projeções da extremidade livre da rampa. Pode-se utilizar uma fita adesiva para marcar, no chão, o início do sistema de coordenadas em x.
  3. Feito isto, faça alguns lançamentos com a esfera de metal, utilizando a altura máxima disponibilizada pela rampa. Estes testes iniciais irão nos fornece uma ideia de onde a esfera tocará o solo, após lançada. Assim, pode-se proceder com a fixação do papel sulfite e carbono no piso do laboratório.
  4. Coloque as folhas de papel carbono sobre o chão com as faces carbonadas para cima e as folhas de papel sulfite sobre elas. Aproxime as folhas do conjunto para lançamentos de forma que fio de prumo fique sobre as folhas, próximo a uma extremidade, com espaço suficiente para que a esfera, ao ser lançada, atinja o papel.
  5. Faça um lançamento da esfera, a partir do topo da rampa. Enquanto um membro do grupo lança a esfera, outro membro do grupo deverá ser responsável pela medição do tempo. O tempo a ser medido é o tempo entre a saída da esfera na rampa de lançamento e seu toque no piso do laboratório. Deve-se também medir a distância entre a fita adesiva no solo (aquela que caracteriza nossa origem) e o ponto que será produzido pelo impacto da esfera com o papel. Com sugestão, após medida a distância, marque com uma caneta o ponto medido (para não confundir depois, com vários   lançamentos e vários pontos no papel).[pic 2]
  6. Repita o item anterior 5 vezes.

Questões:

  1. Calcule a média e o desvio padrão dos alcances dos tempos.
  2. Utilizando relações cinemáticas, determine a velocidade inicial do lançamento horizontal.
  3. Faça a correta avaliação o erro da velocidade de lançamento calculada no item anterior, utilizando a propagação de erros.
  4. Utilizando as funções horárias do movimento vertical e horizontal do projétil, obtenha a relação existente entre a altura h e o alcance A.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (71.2 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com