TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Lutas E Sua Inclusão Nas Aulas De Educação Física

Exames: As Lutas E Sua Inclusão Nas Aulas De Educação Física. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  603 Palavras (3 Páginas)  •  859 Visualizações

Página 1 de 3

Apresentação

As lutas raramente são trabalhadas no contexto escolar. Sob um olhar mais próximo ao senso comum, as lutas costumam ser sinônimos de brigas e de derramamento de sangue, porém isto será contrariado neste desenvolvimento do tema, onde será questionado o conceito que a grande maioria da sociedade tem sobre a luta, que por sua vez é mais que violência, é uma forma de atividade física antes de tudo.

É importante salientar que as lutas são um conteúdo oficial da disciplina de Educação Física, apresentado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s).

Desenvolvimento

Existem alguns pontos que impedem que o professor incite a prática das lutas. O primeiro deles é a falta de convivência da maioria dos professores com as lutas, ou seja, são poucos os que lutaram antes; o segundo é a cautela com a violência que se imagina que as lutas possam gerar. Uma coisa que alunos e professores necessitam tomar consciência, é que o professor não precisa saber fazer para saber ensinar. Existem meios para que o professor possa trabalhar as lutas com os alunos sem pratica prática prévia.

É disso que trataremos agora: em primeiro lugar, é importante citar alguns tipos de lutas: judô, sumô, caratê, greco-romana, jiu-jitsu e capoeira. Logicamente existem outras lutas que não estão listadas aqui, mas restringir a lista é uma forma de passar o intuito de exemplificar. Para o olhar mais leigo, todas parecem iguais, mas se analisarmos cada uma delas, perceberemos que elas têm objetivos diferentes. Enquanto algumas tem como principal derrubar o adversário, outras procuram a imobilização e umas até o deslocamento do oponente de uma área delimitada. Ou seja, pode-se perceber que nenhuma delas tem a violência como finalidade.

Você também pode pensar a violência como consequência do trabalho com as lutas, já que os indivíduos praticantes manteriam contato corporal intenso durante a prática. Alguns estudiosos da área, como Nascimento e Almeida em “A tematização das lutas na Educação Física escolar” afirmam que a violência pode sim se apresentar como consequência das lutas, mas também pode se apresentar durante a prática de esportes como o futebol e o basquetebol, por exemplo. Tudo depende de como a aula será conduzida. Por isso, violência não é empecilho para que as lutas não sejam trabalhadas na sua escola.

Ainda há uma questão á ser tratada: como trabalhar os diferentes tipos de luta com os alunos, se o professor não sabe a técnica? Ora, há recursos que permitem que isso seja feito. A pesquisa teórica sobre as diferentes modalidades lutas pode fazer alunos e professor aprenderem as técnicas e objetivos das lutas; vídeos das diferentes lutas podem apresentar e demonstrar a prática da luta e, a partir dela, o professor pode trabalhar brincadeiras que se pareçam com a prática feita sob regras oficiais; por último, as discussões sobre a teoria, a prática e os materiais audiovisuais são fundamentais para o crescimento do aluno e para um retorno para o professor.

Conclusão

Como prometido, neste texto foi desenvolvida a ideia da prática das Lutas no ambiente das aulas de Educação Física, pontos como, muitas vezes, a pouca preparação do professor para este ponto de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com