TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente Interno E Externo

Trabalho Escolar: Ambiente Interno E Externo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  2.722 Palavras (11 Páginas)  •  3.430 Visualizações

Página 1 de 11

Ambiente Interno

A análise interna é a identificação de pontos negativos e positivos dentro da organização em paralelo com a análise do ambiente. Neste tipo de analise identificam-se os recursos, capacidades e competências essenciais, forças e fraquezas, os fatores críticos de sucesso e por fim a analise swot.

Entende-se que as organizações para fim de atender seus respectivos critérios do planejamento estratégico, devem se organizar através da matriz swot, que demonstra claramente o andamento dos ambientes seja interno ou externo.

No entender Cobra (1992), o ambiente interno de uma empresa é constituído por diversos departamentos: recursos humanos, financeiro, marketing, contabilidade, compras, pesquisa e desenvolvimento, produção, dentre outros. A coordenação entre departamentos de uma empresa é um permanente desafio para o administrador de marketing. Faz parte do panorama organizacional a existência de desordem entre os departamentos por estar em questão interesses distintos na luta do poder e prestígio interno, no entanto, é importante sempre zelar por harmonia entre os diversos departamentos de qualquer organização para um melhor desempenho frente ao mercado.

Na visão de KOTLER (2000), essa análise visa identificar os principais pontos fortes e fracos da empresa para nortear o processo de planejamento, pois é a partir dessa análise que se saberá quais os recursos com que se pode contar e também quais são os pontos vulneráveis no momento de se estabelecerem as estratégias da empresa. Essas definições mostram que a estratégia pode ser fruto de um processo conduzido por todos dentro de uma empresa, de forma sistemática. Como também pode surgir de um processo emergente, sendo formulado a partir da prática, através de um processo contínuo de aprendizado.

Maximiano tem a mesma opinião que o autor Cobra. Maximiano (2004) cita que o estudo dos pontos positivos e negativos da organização é realizado através das áreas da organização e é importante a comparação do desempenho das áreas com empresas de destaque, uma prática denominado benchmarking. Benchmarking é a técnica por meio da qual a organização compara o desempenho com o de outra. Através do benchmarking, a empresa observa em outras organizações as melhores práticas para cada uma das áreas, adaptando as tarefas e procedimentos de acordo com a conduta das organizações. Complementa o referido estudioso do tema que um ambiente interno adequado, alguns aspectos têm que ser levados em consideração, tais como: os aspectos organizacionais, de pessoal, de marketing, de produção e financeiros.

- Aspectos organizacionais: estes aspectos correspondem, por exemplo, a rede de comunicação; estrutura da organização; registro dos sucessos; hierarquia de objetivos, política, procedimentos e regras; habilidade da equipe administrativa;

- Já os aspectos do pessoal dizem respeito às relações trabalhistas; práticas de recrutamento; programas de treinamento; sistema de avaliação de desempenho; sistema de incentivos; rotatividade e absenteísmo;

- Os aspectos de marketing, por sua vez, referem-se a segmentação do mercado, estratégia do produto, estratégia de preço, estratégia de promoção, estratégia de distribuição;

- Por outro lado os aspectos de produção correspondem ao layout das instalações da fabrica; pesquisa e desenvolvimento; uso de tecnologia; aquisição de matéria-prima; controle de estoques; uso de subcontratação;

- Os aspectos financeiros têm o objetivo de quantificar as informações e dar ao administrador a clareza da situação econômica da organização, através da liquidez; lucratividade; atividades; oportunidades de investimento.

Então, torna-se relevante nessa fase que se busque compatibilizar as informações obtidas na análise interna e externa. Através da análise dos pontos fortes e fracos, os gestores e suas equipes poderão determinar com mais clareza as prioridades em termos de ameaças e oportunidades existentes no ambiente externo. Com isso, eles terão as informações necessárias para determinar os objetivos e as estratégias que possam aproveitar melhor as competências da empresa e equacionar os problemas internos identificados, assim como resolver às ameaças e oportunidades identificadas externamente.

Por fim, faz-se necessário salientar que o gestor somente estará apto quando identificar com clareza suas principais vantagens competitivas, assim como seus pontos fracos.

Ambiente Externo

Para alcançar êxito uma empresa tem que detectar e reagir com rapidez às mudanças no ambiente externo. Identificar as ameaças e oportunidades do ambiente externo de marketing, assim como estar ligada as mudanças políticas, tendências econômicas, mudanças demográficas, alterações no comportamento do consumidor, surgimento de novas tecnologias e a entrada em cena de novos concorrentes. Para que possa, assim, reagir com todas as mudanças constantes do mercado competitivo. Conhecida também como macroambiente este tipo de análise é de suma importância para o desenvolvimento estratégico da organização.

Os autores Churchill Jr. e Peter (2000) destacam que o profissional de marketing tem que examinar todas as dimensões do ambiente externo. Os dados analisados têm o intuito de auxiliar a identificação das oportunidades para servir melhor os mercados, criando valor superior. Esta análise colabora para identificar ameaças a capacidade de uma organização e manter a vantagem competitiva, sobreviver e prosperar.

A atividade da administração de marketing é criar produtos/serviços atrativos para os mercados-alvo. No entanto, o sucesso do marketing é comprometido por parte da empresa e por consumidores fornecedores, distribuidores, concorrentes, públicos, agentes de crédito, sindicatos de trabalhadores e governo. O entender Cobra (1992), nos diz que os desejos dos consumidores não são estáticos e a tendência da empresa é centrar o negócio nos desejos dos consumidores. Observa-se, então, que as mudanças, na maioria das vezes, obrigam a empresa mudar a estratégia de marketing.

Fornecedor no ambiente operacional inclui todas as variáveis relacionadas aos que integram recursos para a organização. Recursos esses, que são adquiridos e transformados durante o processo produtivo em mercadorias e serviços finais. Os fornecedores comprometem a área de marketing, pois o profissional tem que controlar a matéria-prima, uma vez que a ausência do material para a produção de determinado produto resulta na insatisfação do cliente por não ter na hora o produto final.

Cobra (1992), por sua vez, alerta que o comportamento dos fornecedores precisa ser precisamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com