TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Jane

Por:   •  26/9/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 3

Análise do romance Jane Eyre

1. Questão Discursiva

1) Os locais por onde Jane Eyre passou a trajetória e amadurecimento da personagem. Aponte os lugares e a importância de cada um deles na vida de Jane.

Um dos primeiros locais em que Jane Eyre começa a sua trajetória é a casa de seus tios em Gateshead (The Reeds House), onde Jane era constamente maltratada e condicionada a castigos, como o quarto vermelho, é nesse ambiente hostil que ela levanta questões éticas, questionando então sua tia sobre o que julga ser certo, encontra o desejo de ter uma identidade no que realmente acredita, busca do seu verdadeiro eu, no entanto sua tia não se agrada e a manda para Lowood.

Lowood (floresta baixa) é uma escola que foi construída ao lado de uma floresta, mas também significa um tempo complicado, triste “low”. Jane conhece Hellen Burns, que será sua melhor amiga, mas que infelizmente acaba morrendo de tifo conhece Miss Temple conhecida por ser uma professora gentil e carinhosa. Jane não concorda com os métodos e nem com as normas da escola que eram da era Vitoriana, momento em que as mulheres eram tidas como submissas, os alunos sofriam humilhações, o diretor vivia no luxo, as garotas não podiam ter vaidade. Nesse ambiente Jane conhece outra religião, mas não aceita, pois considera a doutrina apresentada errada, desconsiderando totalmente a submissão. Esse cenário de uma nova espiritualidade e o descontentamento com as regras impostas fortalece o desejo de nossa heroína em conquistar uma carreira profissional, independência e liberdade.

Em sua busca pela felicidade e liberdade Jane vai para Thornfield, que significa lugar de espinhos, onde encontra suas tentações e o amor, entra num conflito entre o certo e o errado, envolvendo sua espiritualidade e seu caráter, apaixona-se por Rochester, mas descobre que ele é casado e põe fim ao casamento no altar, pois seus valores morais eram maiores que seu amor. Em Thornfield, Jane realmente sentia-se em casa, pois de certa forma, havia conseguido sua liberdade financeira e moral. Mas a decepção amorosa a leva a um novo cenário em sua vida.

The Moor House, a casa em que Jane foi morar ali se sentia tratada de igual com todos, conheceu também outro modelo de religião, o cristianismo, que também não a agradou principalmente após ouvir um discurso que contraria seus ideais, faz uma crítica ao extremismo religioso.

Jane não encontra a felicidade ali, volta para Thornfield, onde descobre que seu grande amor ficará viúvo e cego sem uma das mãos, e que reside em Feredean. Ali Jane encontra uma inversão de valores, antes Mr Rochester visto como seu provedor, agora passa a ser assegurado por Jane, que fica independente financeiramente, o que na época não era muito bem aceito na sociedade.

Enfim, em toda a trajetória da personagem nos encontramos vários cenários apresentados uma crítica da autora Charlotte Bronte, a sociedade, a moralidade, e religião, no primeiro cenário, critica a ética e moralidade, no segundo a religião e a hierarquia, métodos de ensino e a discriminação, conservadorismo, no terceiro a liberdade, moralidade, igualdade e extremismo da religião.

Enfim em seu no quarto cenário, expõe a figura mulher

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (57.2 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com