TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme Vidas Secas

Por:   •  4/6/2016  •  Resenha  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  1.828 Visualizações

Página 1 de 2

TRABLHO

DE

PORTUGUÊS


[pic 1]

Filme: Vidas secas.

Ano: 1963.

Origem: Brasileira.

Gênero: Drama        

Elenco: Átila Iório (Fabiano), Genivaldo Lima, Orlando Macedo (Soldado), Maria Ribeiro (Sinhá Vitória), Jofre Soares (fazendeiro), Pedro Santos, Maria Rosa, José Leite, Antônio Soares.

Direção: Nelson Pereira dos Santos.

O roteiro do filme é baseado no livro homônimo de Graciliano Ramos.

Resumo do filme:

O filme começa e termina com quase a mesma cena: um homem, uma mulher, dois meninos, andando a pé. No tempo entre o começo e ao final, às vezes a vida melhora e às vezes piora, o homem acha um trabalho de vaqueiro e eles começam a morar em uma casa, a ter seu próprio gado, compram roupas melhores e economizam para comprar a tão desejada cama de couro, em um momento do filme o homem vai preso por “desrespeitar um policial”, depois disso vem a noticia de que ele perdeu o dinheiro deles com jogo e bebida, o tempo no sertão começa a piorar e eles são obrigados a se mudar novamente e voltar ao zero, caminhando pelo sertão em busca de algo melhor, em busca da sobrevivência.

Análise pessoal:

Pude perceber que o filme relata a vida sofrida das pessoas do sertão, das que como Fabiano e sua família, que não tem moradia fixa e garantida, que precisam se deslocar sempre que a seca chega e que dependem da sorte para sobreviver. O filme fala meio que indiretamente sobre as injustiças que aconteciam, como quando Fabiano vai receber seu salário e o valor é bem menor e também quando um policial o prende de forma injusta. A mulher de Fabiano tem seus momentos de tristeza e “depressão”, mas acho legal como ela se mantém otimista e sonhadora. O perfil que consegui criar de Fabiano é um homem trabalhador, cansado, bravo mais sensível (no momento de enrolação pra matar o cachorro) e impulsivo. Pude perceber também que a relação deles como família não é muito afetuosa, mas em senas como a que o pai carrega o menino cansado nos ombros mostra que mesmo na situação difícil eles contam um com o outro e se amam.

Por ser um filme antigo não me atraiu tanto, mas de forma geral é um filme legal, pois trata de um assunto real, não gostei quando em algumas senas eles falam ao mesmo tempo, não dava pra acompanhar a fala dos dois, mas fora isso foi um filme bom, de fácil compreensão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (147.1 Kb)   docx (45.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com