TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ansiedade, onde tudo começa: O que é ansiedade e suas origens

Por:   •  3/4/2016  •  Abstract  •  986 Palavras (4 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 4

ESCOLA SUPERIOR DOM HELDER CÂMARA

1º Período - 1DIA

Ansiedade, onde tudo começa: O que é ansiedade e suas origens

Março de 2016

Belo Horizonte

ESCOLA SUPERIOR DOM HELDER CÂMARA

1º Período - 1DIA

Ansiedade, onde tudo começa: O que é ansiedade e suas origens

João Pedro Sanglard Silva

Isabela Goddard

Louise Aguiar Coelho Vivas Dias

Marina Ribeiro Fonseca

Nathalia Miranda da Silva

Sarah Batista Santos Pereira

Victoria de Freitas Oliveira

Vitória Luiza das Mercês Anastácio

Trabalho apresentado à disciplina de Introdução ao Estudo Personalizado do Direito, da Graduação em Direito – Modalidade Integral – da Escola Superior Dom Helder Câmara.

Março de 2016

Belo Horizonte

[pic 1]

INTRODUÇÃO

DESENVOLVIMENTO

Segundo o Dicionário Aurélio ansiedade significa: estado emocional angustiante acompanhando de alterações somáticas (cardíacas, respiratórias, etc.), e em que se prevêem situações desagradáveis, reais ou não. A ansiedade é um mal presente na sociedade atual, em decorrência  do pouco tempo disponível, da necessidade de se sobressair, da competitividade e da insatisfação pessoal que sufocam a vida das pessoas do século 21. A ansiedade atinge cerca de 25% da população do planeta, ou seja 1,75 bilhões de pessoas, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).  

Ela pode se manifestar por meio de agitação, fadiga fácil, dificuldade de concentração, irritabilidade, tensão muscular e distúrbio do sono, além de vários outros sintomas mais graves que podem desencadear uma série de problemas tais como: falta de ar ou sensação de asfixia; tontura; instabilidade ou desmaio; palpitações ou aumento da frequência cardíaca; tremor ou agitação; sudorese; sufocação; náusea; dor de estômago ou diarréia; sensação de irrealidade; estranheza ou distanciamento do ambiente; sensações de dormência ou formigamento; rubor ou calafrios; dor ou desconforto torácico; medo de morrer; medo de enlouquecer ou de perder o controle.

No  livro "Meus tempos de ansiedade", escrito por Scott Stossel, o autor conta que a idéia de ansiedade como conhecemos atualmente começou a se formar em meados do século 20, quando a industria farmacêutica também voltou seu  olhar para este problema. Os diagnósticos de ansiedade começaram quando inventaram medicamentos para atenuar esses estados emocionais (Revista Vida Simples, Ed. 161, pag. 32). É equivoco concluirmos, que, a ansiedade só surgiu a partir desse período. Há relatos sobre os efeitos do nervosismo desde a Grécia Antiga.  Segundo Diego Antônio Rodrigues , (Revista Vida Simples, Ed. 161, pag. 36)  “[o] corpo humano sempre teve tons de ansiedade, tristeza, frustração, vergonha. [...]. Não dá para escapar das coisas desagradáveis. Mas podemos fazer com que nosso campo emocional não valorize demais isso.”

Como atualmente muitas pessoas sofrem do mal da ansiedade, várias técnicas foram desenvolvidas para quem busca atenuar esse sentimento tantas vezes desesperador, como  terapia, sessões de massagem, gerencia de tempo, medicação, técnicas de respiração e também tratamentos alternativos como a homeopatia, a meditação, o contato com a natureza, a ioga e a acupuntura. Além dessas técnicas a prática de exercícios pode auxiliar na diminuição dos níveis de ansiedade, já que possibilitam o foco e liberam endorfina, substancia que visa relaxar e dar prazer, despertando uma sensação de euforia e bem-estar. Não devemos combater a ansiedade, mas sim dar-lhe a devida importância, aceitando-a como um sentimento inerente ao homem.

O escritor Christian Barbosa, considerado o "senhor do tempo" pela revista Você S/A e pelo jornal Zero Hora, é o maior especialista em gerenciamento de tempo e produtividade pessoal do país. Ele é o autor do livro "A Tríade do Tempo", que apresenta um modelo comprovado para organizar a vida das pessoas aumentando sua produtividade e seu equilíbrio. Para uma pessoa com ansiedade a gerencia do tempo é um fato que pode mudar a situação, pois um ansioso tende a pensar de mais no futuro e não se concentrar no agora, e a tríade busca mudar esse quadro oferecendo maneiras para que a pessoa se organize, e que assim consiga concluir suas tarefas diminuindo seu nível de ansiedade,  pois esta estará no controle de seu tempo e ações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (224.1 Kb)   docx (97.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com