TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Garcia e Ferreira

Seminário: Análise Garcia e Ferreira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  Seminário  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 2

Segundo Garcia e Ferreira (2005), antes da ciência moderna, a religião era até então reconhecedora da verdade essencial. Com a expansão do mundo, esta verdade foi questionada. Daí surgiram grandes correntes epistemológicas: Empirismo e Racionalismo.

No Empirismo, a experiência é fonte do conhecimento. Empirismo é uma palavra de origem grega "empeiria" = "que se conduz segundo a experiência". A experiência sensível é a única fonte válida de conhecimento. No Racionalismo, a razão tem como fundamento o conhecimento. Racionalismo do latim "ratio", "razão" - instrumento único e exclusivo, capaz de conhecer a verdade. O pensamento deve entender tudo, negando aquilo que não pode ser conhecido pela razão humana (GARCIA; FERREIRA, 2005).

Do Empirismo e do Racionalismo, tem-se o Criticismo Kantiano. Filósofo alemão considerado a expressão máxima do pensamento iluminista. O iluminismo é uma concepção filosófica de acordo com a qual o conhecimento se dá em função das luzes da razão e que só o conhecimento racional crítico e a sua cientificidade emancipa o homem da superstição e do dogma, promovendo seu progresso em todos os campos. Por extensão, é todo movimento político, literário ou cultural que se apóia nessa visão.

Resumo: A dignidade da pessoa humana é o núcleo essencial dos direitos fundamentais, valor ético supremo da Constituição e da civilização moderna. Com enfoque explicativo, crítico e reflexivo, a pesquisa procurou, mediante análise dogmática, doutrinária e ética, identificar a influencia do cristianismo sobre a noção da dignidade e sobre a universalização de sua consciência e a importância de sua contribuição para a civilização moderna. O método usado foi o dedutivo, pois se pretendeu, a partir da análise de material bibliográfico, de dados históricos, dados endógeno e exógeno-jurídicos da realidade, identificar uma questão geral e, pela observação, investigação, comparação, e reflexão dialética, tentar explicar a possível natureza e fundamento desta questão. A pesquisa se realizou mediante coleta seletiva de dados bibliográficos jurídicos e meta-juridicos como p.e, a ética jurídica e a doutrina cristã no sentido de se identificar a possível natureza e os fundamentos meta-juridicos do fenômeno. A pesquisa usou como referencial teórico, sobretudo a obra de Jesus Gonzáles Peres intitulada: “La dignidad de la persona”. Objetivou o presente trabalho, depois de encontrar e identificar o fundamento da dignidade humana nos valores transcendentais éticos e espirituais, e na visão cristã igualitária, libertária e universal da essência comum e identidade de natureza do homem, criado à imagem e semelhança de Deus, e, reconhecida sua importância, propor sua afirmação como valor referencial absoluto e seguro para a plena realização da pessoa humana.[1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com