TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aquecimento Global

Casos: Aquecimento Global. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  759 Palavras (4 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 4

Oque é o aquecimento global?

O aquecimento global é o processo de aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra que ocorre desde meados do século XIX e que deverá continuar no século XXI, causado pelas emissões humanas de gases do efeito estufa, e amplificado por respostas naturais a esta perturbação inicial, em efeitos que se autorreforçam em realimentação positiva.

Os gases poluentes entram na camada de ozônio do nosso planeta terra, e com o aumento da emissão de poluentes constante a camada fina que possibilitava a saída de raios solares em raios infravermelhos esta a engrossar e assim prendendo os raios solares na atmosfera e assim aumentando o calor em nosso planeta e assim se faz o aquecimento global.

Estes gases (ozônio, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e monóxido de carbono) formam uma camada de poluentes, de difícil dispersão, causando o famoso efeito estufa.

Consequências do aquecimento global

-Aumento do nível da agua nos oceanos: com o aumento da temperatura do mundo e o derretimento das calotas polares , o nível da agua dos oceanos aumenta e futuramente pode ocorrer a submersão de cidades litorâneas .

-Crescimento e surgimento de desertos: com o aumento de temperatura ocasiona a morte de varias espécies de animais e vegetais desequilibrando o ecossistema, junto com o desmatamento e queimas de florestas, como exemplo no Brasil e países africanos, que são países tropicais, tem tendência de aumentar cada vez mais as regiões desérticas do planeta terra.

-Ondas de calor: régios com temperaturas amenas tem sofrido com as ondas de calor, como exemplo próximo o Rio Grande do Sul que em situações antes de forte frio e até neve espessa hoje sofre com o calor e chuva.

Protocolo de Kyoto

Este protocolo é um acordo internacional que visa a redução da emissão dos poluentes que aumentam o efeito estufa no planeta. Entrou em vigor em 16 fevereiro de 2005. O principal objetivo é que ocorra a diminuição da temperatura global nos próximos anos. Infelizmente os Estados Unidos, país que mais emite poluentes no mundo, não aceitou o acordo, pois afirmou que ele prejudicaria o desenvolvimento industrial do país.

Conferência de Bali

Realizada entre os dias 3 e 14 de dezembro de 2007, na ilha de Bali (Indonésia), a Conferência da ONU sobre Mudança Climática terminou com um avanço positivo. Após 11 dias de debates e negociações. os Estados Unidos concordaram com a posição defendida pelos países mais pobres. Foi estabelecido um cronograma de negociações e acordos para troca de informações sobre as mudanças climáticas, entre os 190 países participantes. As bases definidas substituirão o Protocolo de Kyoto, que vence em 2012.

Conferência de Copenhague - COP-15

A 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima foi realizada entre os dias 7 e 18 de dezembro de 2009, na cidade de Copenhague (Dinamarca). A Conferência Climática reuniu os líderes de centenas de países do mundo, com o objetivo de tomarem medidas para evitar as mudanças climáticas e o aquecimento global. A conferência terminou com um sentimento geral de fracasso, pois poucas medidas práticas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com