TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aquecimento Global

Por:   •  10/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 2

Estamos no século XXI e percebemos que o aquecimento global é uma das consequências e principais alterações climáticas ocorridas no planeta. O mesmo está afetando de maneira extraordinária o planeta terra e são poucas pessoas que fazem a sua parte de tentar de alguma forma diminuir estes impactos. Muitos estudos são realizados com o intuito de estabelecer os principais causadores do aquecimento global, mas somente duas vertentes explicam esse fenômeno.

Uma parcela da comunidade científica defende a tese que o aquecimento global é um processo natural, que iria ocorrer de qualquer forma, argumentando que a Terra está numa fase de transição natural, saindo da era glacial e entrando na era interglacial.

Outra parte da comunidade científica acredita que o aquecimento global está diretamente ligado às atividades humanas, que intensificam o efeito estufa e proporcionam essas mudanças esquisitas no planeta, que é também o que a maioria das pessoas que não são bem informadas sobre o assunto acreditam.

São muitas as causas e consequência do aquecimento global.  Podemos citar como principais causas: as queimadas; desmatamento; a queima de combustíveis fósseis; emissão de gases poluentes; o modo de produção e consumo; os aterros sanitários/lixões. Como conseqüências: o derretimento das calotas polares; secas; tempestades, furacões, tufões e ciclones; redução da biodiversidade; crescimento e surgimento de desertos; alterações de ecossistemas; escassez de água.

Para a minimização das alterações climáticas é de fundamental importância uma mudança comportamental no modo de produção e consumo. Entre as possíveis atitudes a serem tomadas estão: redução do desmatamento, exemplo disso ocorre no Brasil com a floresta amazônica que é muito devastada de forma ilegal; intensificar o reflorestamento; conter a produção industrial desenfreada de vários países que poluem acima do nível adequado para se desenvolver; optar por produtos biodegradáveis; reduzir o consumo; realizar a reciclagem de materiais; diminuir a utilização de combustíveis fósseis, já ajudaria muito a diminuir estes impactos; utilizar fontes de energéticas limpas (eólica, solar, etc.).

Portanto, o aquecimento global pode ser entendido como um processo natural, que com a ajuda das atividades humanas estão evoluindo drasticamente esse fenômeno e pouco se é feito para tentar mudar o futuro do nosso planeta. A maioria dos países só pensam em se desenvolver de uma forma não legal com o planeta, estabelecendo modos de produção e consumo extremamente prejudiciais ao meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (50.8 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com