TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aquecimento Global

Por:   •  21/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 3

Conceitos:

Energia – É uma grandeza física que tradicionalmente se define como a capacidade de corpos e sistemas para realizar um trabalho.

Trabalho – Trabalho é a medida das transformações de energia causadas por uma força sobre um sistema.

Calor – É o termo associado á transferencia de energia térmica de um sistema a outro ou entre partes de um mesmo sistema exclusivamente em virtude de diferença de temperaturas entreeles.

Temperatura – É a medida estatica do nivel de agitação entre moléculas com relação com o deslocamento da energia cinética de um átomo ou molecula.

Entalpia – É a quantidade de energia em uma determinada reação, podemos calcular o calor de um sistema através da variação de entalia (/\H)

Equações termoquímicas

Uma equação termoquímica é a forma mais completa de representar uma reacção química.

Uma equação termoquímica indica:

  • Os reagentes e os produtos da reacção;
  • O estado físico dos reagentes e produtos;
  • O valor da variação de entalpia, /\H, chamado também calor de reacção;
  • A temperatura e a pressão a que se realiza o processo.

Exemplo:

A equação termoquímica que corresponde a síntese da água escreve-se da seguinte forma:

H2(g) + O2(g)  H2O(l); -241,2 kj/mol de agua (25 ºC, 1 atm)[pic 1]

A leitura da equação é a seguinte:

Para formar uma mole de água a partir dos seus elementos no estado gasoso,  libertam-se 241,2 kj de energia para o exterior, ocorrendo a reacção a 25 ºC e a pressão de 1 atm.

Os processos de transferencia de energia como calor são muito importantes na nossa vida –  para cozinhar os alimentos e para aquecimento da Terra, para favorecer a germinação das sementes, secar a roupa, etc. Na indústria panificadora, o calor é usado para cozer o pão, na indústria alimentar  é usado na pasteurização dos alimentos, na siderurgia, para moldar os metais, etc. Os automóveis, navios, avioes, e foguetes são movimentados graças a energia que se liberta como calor durante a queima de combustíveis nos seus motores.

Como principais fontes de energia transferida como calor, podemos citar o Sol, a Terra, as reacções químicas, o atrito e a energia nuclear.

Entalpia e o diagrama

Lei de Hess –

A Lei de Hess, t ambém c onhec ida como Lei da Soma dos Calores de Reaç ão, demonst ra que a var iaç ão de ent alpia de uma reaç ão químic a não depende do modo ou c aminho como a mesma é real izada e sim do est ado inic ial (reagent es) e est ado final (produt os) .

 Proposto pelo químico suiço Germain Henry Hess em 1840, estabelece qua a energia não pode nem ser criado nem distribuida; somente pode ser trocada de forma em outra. A soma de equações químicas pode lever a mesma equação resultante. Se a energia se inclui para cada equação e é soma, o resultado será a energia para a equação resultante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (104.9 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com