TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ariano Suassuna

Ensaios: Ariano Suassuna. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  6.604 Palavras (27 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 27

APRESENTAÇÃO

Este projeto visa atender a exigência da disciplina de sociologia como complemento da nota da 2º unidade.

<!--[if !vml]--><!--[endif]-->

FOCCA – FALCULDADE DE CIÊNCIAS CONTABEIS E ADMINISTRAÇÃO

CURSO: CIÊNCIAS CONTABEIS

DICIPLINA: SOCIOLOGIA

PROFESSORA:. JACYRA BEZERRA

EQUIPE:.

Amanda Cristina Gomes

Berenice Idalina

Cláudia Tatiane de Moraes Ferreira

Georgiane de Melo Barros

Gheiryston Ferreira Luna

Maria das Graças R. Pedrosa

Vandacleyce Tavares de Santana

INTRODUÇÃO

<!--[if !supportLists]-->- <!--[endif]-->Biografia de Ariano Suassuna

<!--[if !supportLists]-->- <!--[endif]-->Resumo das Obras

<!--[if !supportLists]-->- <!--[endif]-->Suas Poesias

<!--[if !supportLists]-->- <!--[endif]-->Ariano Suassuna Sob a Lente da Antropologia

<!--[if !supportLists]-->- <!--[endif]-->A Educação Pela Pedra do Reino

<!--[if !supportLists]-->- <!--[endif]-->Falando sobre o Auto da Compadecida

<!--[if !supportLists]-->- <!--[endif]-->O Cabreiro Tresmalhado

<!--[if !supportLists]-->- <!--[endif]-->Área Cultural

<!--[if !supportLists]-->- <!--[endif]-->Conclusão

<!--[if !supportLists]-->- <!--[endif]-->Bibliografia

<!--[if !vml]--><!--[endif]-->Em 16 de junho de 1927 nasce Ariano Vilar Suassuna, na cidade de nossa Senhora das Neves, atual João Pessoa, Capital do Estado da Paraíba, filho de João Urbano Pessoa de Vasconcelos Suassuna e Rita de Cássia Dantas Vilar. Ariano Suassuna é o oitavo de uma família de nove. Contava com mais de 3 anos quando seu pai, que governava o Estado no período de 1924 a 1928, foi assassinado no Rio de Janeiro em conseqüência da cruenta luta política que se desencadeou na Paraíba ás vésperas da Revolução de 1930.

Depois do acontecido D. Rita se vira obrigada pela alta de segurança reinante em seu Estado a mudar-se para Pernambuco, transferiu-se com os nove filhos do casal para o sertão paraibano e instala-se na Fazenda Acahuan, de propriedade da família, em 1932, ano de terrível seca, no qual se perde quase todo o gado deixado por João Suassuna. Sob comando do tio materno, Alfredo Dantas Villar, e de seu irmão, João Suassuna Filho, Ariano Suassuna tem suas primeiras caçadas.

Chefiados por Dona Rita Villar Suassuna, os Suassunas mudam-se para Tapeorá, no Sertão Seco, alto e pedregoso dos Cariris velhos da Paraíba do Norte. A infância passada no sertão familiarizou o futuro escritor e dramaturgo com os temas e as formas de expressão artística que viriam mais tarde constituir seu universo ficcional ou, como ele próprio o denomina, seu “Mundo Místico”. Não só as estórias e casos narrados e cantados em prosa e verso foram aproveitados como suporte na plasmação de suas peças, poemas e romances. Também as próprias formas da narrativa oral e da poesia sertaneja forma assimiladas e reelaboradas por Suassuna.

Em 1942 a família Suassuna muda-se para o Recife, onde os mais velhos de seus oitos irmão já estão estudando e se fixando. Aluno do Ginásio Pernambucano (Colégio Estadual de Pernambuco), torna-se amigo de Carlos Alberto de Buarque Borges, que exerce grande influência em sua formação, iniciando-o na música erudita e na pintura, que os dois vêem e estudam nos álbuns de reproduções da Biblioteca do Ginásio. No Colégio Oswaldo Cruz torna-se amigo do pintor Francisco Brennand, seu colega de turma. Publicação de seu primeiro poema, Por intermédio de Tadeu Rocha e Esmaragdo Marroquim.

Em 1946, ao ingressar na Faculdade de Direito do Recife, Ariano Suassuna ligou-se ao grupo de jovens escritores e artistas os principais componentes desse grupo: Hermilo Borba Filho, José Laurêncio de Melo, Carlos Maciel, Salustiano Gomes Lins, Capiba, Galba Pragana, Joel Pontes, Ivan Neves Pedrosa, Aloísio Magalhães, Genivaldo Wanderley, Heraldo Pessoa Souto Maior, José de Moraes Pinto, Fernando José da Rocha Cavalcanti, Gastão de Holanda, Ana e Rachel Canen, Epitácio Gadelha, José Guimarães Sobrinho, etc. Tendo a frente de Hermilo Borba Filho, Joel Pontes, Gastão de Holanda e Aloísio Magalhães, acabavam de fundar o Teatro do Estudante Pernambucano, no ano seguinte escreveu a sua primeira peça “Uma mulher vestida de sol”, que obteve o primeiro lugar em concurso de âmbito nacional promovido pelo TEP (Prêmio Nicolau

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.4 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com