TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ariano Suassuna

Resenha: Ariano Suassuna. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/1/2015  •  Resenha  •  269 Palavras (2 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 2

O dramaturgo, poeta e romancista Ariano Villar Suassuna nasceu em João Pessoa, no dia 16 de junho de 1927. Filho do ex-governador da Paraíba João Suassuna (1924-1928) e Cássia Villar, os primeiros anos da infância foram vividos na Fazenda Acauham, no sertão paraibano. Por motivos políticos, o pai foi assassinado quando Ariano tinha apenas três anos, durante a Revolução de 1930, no Rio de Janeiro. O que acabou motivando a mudança da família para Taperoá, no cariri paraibano.

Depois de completar 15 anos, Ariano Suassuna foi morar no Recife, onde fundou o Teatro do Estudante de Pernambuco. Escreveu sua primeira peça em 1947: "Uma mulher vestida de Sol". Formou-se em Direito em 1950, quando passou a conciliar o trabalho de advogado com o de escritor. Também se formou em Filosofia (!964).

Escreveu em 1955 a peça "Auto da Compadecida", que o projetou nacionalmente. Tanto que, em 1962, Sábato Magaldi disse tratar-se do "texto mais popular do moderno teatro brasileiro".

Com o sucesso da peça, deixou a advocacia de lado e foi ser professor de Estética na Universidade Federal de Pernambuco, aposentando-se em 1994.

No alto dos seus 80 anos mostrou-se um dramaturgo que retratou como ninguém o tipo brasileiro. Trouxe inovações na técnica de representação, ampliando o cenário e focalizando a vivência popular do Nordeste.

É o grande nome do teatro de inspiração popular. Deixou-se influenciar pelo teatro medieval português. Embora voltado para o povo, o teatro de Suassuna não questiona diretamente a desigualdade social ou a má distribuição de riquezas.

É membro da ABL (Academia Brasileira de Letras) desde 1990. Eleito em 1989, na sucessão de Genolino Amado, ocupa a cadeira de número 32.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com