TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo De Opinião

Exames: Artigo De Opinião. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  2.077 Palavras (9 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 9

MEIO AMBIENTE

Professora Adriana Aparecida da Silva Almeida

Escola Municipal “Professora Maria do Carmo Parisotto Mosca”

Itatiba – São Paulo

2013

TEMA

Projeto Herdeiros do Futuro.

JUSTIFICATIVA

Ao evoluir científica e tecnologicamente, o ser humano afastou-se do ambiente natural, não se reconhecendo como parte da natureza, provocando assim, grandes desequilíbrios ambientais, colidindo, então, com a qualidade de vida dos seres humanos. A partir dessa concepção, percebe-se a necessidade do desenvolvimento de um projeto que vise à conscientização sobre a preservação do meio ambiente. Em nível mundial, esse assunto vem ocupando lugar de destaque nas discussões em sala de aula e na mídia em geral. “Em termos de educação, essa perspectiva contribui para evidenciar a necessidade de um trabalho vinculado aos princípios de dignidade do ser humano, da participação, da co-responsabilidade e da solidariedade.” (Parâmetros Curriculares Nacionais: meio ambiente e saúde / temas transversais - MEC, p. 19). Portanto, esse projeto visa sensibilizar alunos e comunidade escolar para a prática de atitudes concretas em relação ao meio ambiente e despertar o interesse pelo zelo ao ambiente escolar, levando-os assim á prática da cidadania.

SITUAÇÃO PROBLEMA

A iniciativa surgiu a partir da observação de situações cotidianas dentro do ambiente escolar. A escola em questão se encontra num bairro da periferia da cidade, onde os moradores não possuem alguns hábitos como jogar o lixo no lixo, preservar o ambiente e manter os locais limpos, o que reflete também nos hábitos das crianças que são o público alvo desse projeto. Pode-se observar que os alunos apresentam dificuldade em cuidar de seu próprio espaço como a sala de aula, não se percebendo como parte integrante desse ambiente, e que suas ações interferem diretamente em suas vidas e nas de seus colegas. Portanto, com o intuito de desenvolver alunos com uma consciência ecológica e sustentável, viu-se a necessidade da elaboração de um projeto que contemplasse essas questões ambientais, além de estimular a prática e a consciência de seu papel cidadão, para que os alunos sejam perceptivos e construtores de seu futuro.

PÚBLICO ALVO

Alunos na faixa etária de sete anos, estudantes do Segundo ano na EMEB “Maria do Carmo Parisotto Mosca”, em Itatiba, estado de São Paulo.

OBJETIVOS

• Preocupar-se com a preservação da natureza;

• Socializar as informações que possuem sobre o tema;

• Desenvolver o interesse pelo estudo buscando novas informações relacionadas ao tema;

• Estimular a oralidade;

• Ampliar o vocabulário;

• Conhecer e perceber-se como parte integrante do meio ambiente.

• Proporcionar o conhecimento, a conscientização e a construção da cidadania, desenvolvendo para a preservação e a sustentabilidade.

• Despertar nas crianças valores e senso de responsabilidade para com a sua geração e as gerações futuras;

• Sensibilizar sobre o uso sustentável dos recursos naturais;

• Desenvolver junto com os alunos, alternativas e soluções para as questões ambientais pertinentes ao ambiente escolar;

• Estimular os estudantes para que percebam a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas têm causado à natureza;

• Reconhecer atitudes inadequadas para com o seu meio ambiente;

• Reconhecer que os cuidados com o meio ambiente promovem a qualidade de vida para os seres vivos;

• Estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais;

• Conscientizar sobre as diferentes formas de coleta e destino do lixo, na escola, casa e espaços em comum;

• Reconhecer as responsabilidades individuais e coletivas sobre esse tema.

EMBASAMENTO TEÓRICO

Dissertar sobre a natureza é falar sobre a própria vida. O uso do meio ambiente, em toda a história da humanidade deixa claro que nos constituímos a partir do meio, mas nos esquecemos de preservá-lo, por isso percebemos que os problemas ambientais tem origem na degradação da natureza pelo uso inadequado. Quando falamos de meio ambiente o Brasil é privilegiado, possuindo uma grande diversidade de espécies, tanto na fauna como na flora, além de uma riqueza imensurável de tantos outros recursos naturais como a água em abundancia. Contudo, sabemos que “A quem muito é dado, muito será cobrado”, por isso, além de ser motivo de orgulho, toda essa riqueza em solo brasileiro deve também representar responsabilidade para a preservação. Podemos destacar vários fatores que causam a destruição dessa biodiversidade: poluição, o uso abusivo dos recursos naturais, expansão urbana e industrial, caça predatória, desmatamento, entre outros. Por todas essas circunstâncias, quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maior a chance de despertar a consciência pela preservação.

O direito ambiental é um direito consagrado como um direito de todos e não de indivíduos, onde os princípios ambientais buscam efetivar as condutas de preservação para a presente e futura geração, com ações concretas que visam minimizar os impactos atuais ao meio ambiente, bem como, os atos futuros lesivos a este (CANOTILHO, 1998, p.35).

A educação ambiental, que vem sendo tão discutida e trabalhada nas escolas, pode ser definida como um processo que consiste em propiciar aos educandos uma compreensão crítica e global do meio ambiente, procurando elucidar valores e atitudes na adoção de posturas éticas e participativas, levando o aluno a ter consciência do seu papel de agente transformador

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com