TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo De Opinião

Monografias: Artigo De Opinião. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  333 Palavras (2 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 2

Artigo de opinião:

É um gênero textual que pertence ao âmbito jornalístico e se caracteriza pela exposição de um ponto de vista sobre determinado assunto. Ao expor seus argumentos em defesa de um ponto de vista ou dar opiniões sobre o assunto e registrar sua assinatura, o autor cria um texto jornalístico que constitui um elemento de artigo de opinião também chamado artigo opinativo ou simplesmente artigo. Na conclusão, o autor expõe sua opinião final.

Estrutura:

INTRODUÇÃO (Tema + tese+ argumentos): Contextualização e/ou apresentação da questão em discussão, explicitação da questão em discussão.

DESENVOLVIMENTO: Utilização de argumentos que sustentam a posição assumida, consideração de posição contrária e antecipação de possíveis argumentos contrários á posição assumida, utilização de argumentação que refutam a posição contrária.

CONCLUSÃO: Retomada da posição assumida e/ou retomada do argumento mais enfático, proposta ou possibilidade de negociação, conclusão ( pode ser retomada da tese ou posição defendida).

Figuras de Linguagem:

ANTÍTESE: Emprego de termos com sentidos opostos. Ex.: Ele queria matar a sua vida.

PARADOXO Relacionado com a antítese, é uma figura de pensamento que consiste quando a conotação extrapola o senso comum e a lógica. Ex.: pois, toda aquela alegria era triste.

IRONIA: É um instrumento que consiste em dizer o contrário daquilo que se pensa, deixando entender uma distância intencional entre aquilo que dizemos e aquilo que realmente pensamos.Ex.: Ele queria a sinfonia dos tiroteios.

EUFEMISMO: É uma figura de linguagem que emprega termos mais agradáveis para suavizar uma expressão. Consiste na visualização de uma expressão. Ex.: por que toda a sua família foi para o céu?

HIPÉRBOLE: "Expressar uma ideia de forma exagerada”. Ex. Chorava um rio de lágrimas.

PROSOPOPÉIA OU PERSONIFICAÇÃO: É uma figura de estilo que consiste em atribuir a objetos inanimados ou seres irracionais sentimentos ou ações próprias dos seres humanos. Ex: e buscava no seu mundo morto.

APÓSTROFE: É uma figura de linguagem caracterizada pela evocação de determinadas entidades, consoante o objetivo do discurso, que pode ser poético, sagrado ou profano. Caracteriza-se pelo chamamento do receptor, imaginário ou não, da mensagem. Ex: Que Deus te ajude!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com