TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo - Influenza A

Pesquisas Acadêmicas: Artigo - Influenza A. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/6/2013  •  687 Palavras (3 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 3

INFLUENZA A (H1N1)

Eliana Hahn ¹

Suellen Ribeiro ²

RESUMO: A influenza humana A (H1N1), é uma doença aguda respiratória altamente contagiosa entre seres humanos, que leva a um quadro de infecção respiratória. Acredita-se que o vírus tenha vindo de uma série de mutações originadas em porcos.

Palavras-chave: Influenza humana A, vírus, infecção respiratória.

A influenza A (H1N1) é uma doença respiratória aguda, causada pelo vírus A (H1N1). Greco (2009) afirma que destaca-se que esse patógeno dispõe de mecanismo de reprodução que facilita frequentes mutações.

Este novo subtipo do vírus da influenza é transmitido de pessoa a pessoa principalmente por meio da tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.

O objetivo deste trabalho é mostrar como essa epidemia ainda causa um grande receio nas pessoas e como ela está atingindo o mundo atualmente.

Em abril de 2009, foi detectado no México um novo vírus da Influenza A, o (H1N1), colocando em alerta a Saúde Pública mundial, e em pouco tempo nos Estados Unidos, Espanha e Canadá. Este vírus disseminou-se rapidamente causando uma pandemia e o agente passou a ser denominado vírus da Influenza Pandêmica (H1N1) 2009. O vírus pertence à família Ortomixiviridae, que são vírus RNA de hélice única que se subdividem em três tipos antigenicamente distintos: A B e C. Os vírus Influenza do tipo A, infectam seres humanos, suínos, cavalos, mamíferos marinhos e aves; os do tipo B ocorrem exclusivamente em seres humanos; e os do tipo C, em seres humanos e suínos. Segundo o Ministério da Saúde, considera que a transmissão do vírus da Influenza A (H1N1) no Brasil é limitada e sem evidências de sustentabilidade de transmissão de pessoa a pessoa.

O modo mais comum é a transmissão direta (pessoa a pessoa), mas também há evidências de transmissão pelo modo indireto, por meio do contato com as

secreções do doente. Como prevenção a população deve ser orientada a tomar alguns cuidados de higiene, como lavar bem e com frequência as mãos com água e sabão, evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies, não compartilhar objetos de uso pessoal e cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar.

Os sintomas da gripe H1N1 são semelhantes aos causados pelos vírus de outras gripes. No entanto, requerem cuidados especiais, a pessoa que apresentar febre alta, acima de 38º, 39º, de início repentino, dor muscular, de cabeça, de garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço e inapetência. Em alguns casos, também podem ocorrer vômitos e diarreia. Existem testes laboratoriais rápidos que revelam se a pessoa foi infectada por algum vírus da gripe. No caso do H1N1, como se trata de uma cepa nova, o resultado demora aproximadamente 15 dias. No entanto, nos Estados Unidos, já foram desenvolvidos “kits” para diagnóstico, que aceleram o processo de identificação da H1N1.

Comparando a pandemia com o filme ‘’Ensaio sobre a Cegueira’’, percebe-se que já houve tantas guerras quanto epidemias na história. Epidemias e guerras sempre pegam as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com