TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Pibid, análise das experiências vivenciadas durante o programa

Por:   •  21/11/2019  •  Artigo  •  3.824 Palavras (16 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 16

Experiências das práticas docentes no ensino de Matemática: Uma descrição sobre a vivência no PIBID

Clarice da Silva e Silva, José Carlos, Juliano César Pereira da Mata, Lucas dos Santos Marques

Clarice da Silva e Silva [Css.mat17@uea.edu.br] Universidade do Estado Amazonas Manaus - Av. Djalma Batista, 2470 – Chapada – AM 69050-010

Lucas dos Santos Marques [Lsm.mat18@uea.edu.br] Universidade Estadual do Amazonas Manaus - Av. Djalma Batista, 2470 – Chapada – AM 69050-010

Juliano César Pereira da Mata [Jcpm.mat18@uea.edu.br] Universidade do Estado Amazonas Manaus - Av. Djalma Batista, 2470 –Chapada – AM 69050-010

José Carlos Nogueira [jose_carlos_nogueira9@hotmaill.com] Universidade do Estado Amazonas Manaus - Av. Djalma Batista, 2470 – Chapada – AM 69050-010

 

RESUMO

O programa de iniciação a docência (PIBID), tem como umas das funções, dar ao aluno de licenciatura e futuro professor, uma oportunidade de ter experiências docentes com os diferentes níveis de ensino e também de verificar o funcionamento estrutural da educação. Foi a partir das experiências de ensino aprendizagem iniciais que tivemos com os alunos, que começamos a criar uma identidade docente e aprimorar nossas práticas de ensino, baseadas nas metodologias e tendências educacionais existentes. Nosso primeiro contato com os alunos da Escola Estadual Luzinha Nascimento, localizada em Manaus-AM no bairro Praça 14 de janeiro, ocorreu em agosto no ano de 2018, a primeira atividade do grupo de pibidianos foi conhecer as turmas que iriamos trabalhar, a partir de conversas com os alunos e observações, foi possível constatar que muitos dos educandos tinham problemas sociais e econômico o que levava ao desinteresse escolar e ao atraso cognitivo de muitos deles. A partir da análise feita em relação às condições sociais e intelectuais dos alunos iniciou-se os trabalhos para tentar amenizar o quadro de desinteresse, e evitar a evasão escolar, e instigar o estudo da matemática. As atividades desenvolvidas com os estudantes, além das aulas expositivas que eram dadas com enfoque nas operações básicas e no reforço dos conteúdos, foram aplicados: jogos matemáticos e lógicos, dinâmicas entre grupos, roda de conversa e por último foi feita a feira da matemática da escola. O trabalho do grupo de pibidianos variou entre dar aulas dos conteúdos contidos no plano do professor que nos coordenava na escola, até a confecção de jogos, cenários e cartazes para a feria de matemática da escola.  No ano de 2018, em três turmas de 9º ano e uma turma do programa avançar, as principais atividades foram elaborar e aplicar aulas, dar reforços e confeccionar jogos para facilitar o estudo da matemática. Em 2019 com turmas do 6º e 7º ano do ensino fundamental, continuamos a dar aulas; elaboramos planos e provas e tivemos o primeiro contato com a ferramenta Diário digital usada para lançar notas, conteúdos e faltas no sistema de educação do estado.

PALAVRAS-CHAVE: Experiência, Identidade Docente, Matemática, Lúdico, Operações Básicas.

1 INTRODUÇÃO

        A formação de professores vem sendo alvo de discursão nas ultimas anos, Educadores e teóricos labutam para tentar chegar a um consenso sobre os saberes necessários e às práticas que fundamentam o curso de licenciatura. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) é um meio de aproximar às teorias vistas na Universidade com a prática vivida nas salas de aula.

        O Programa Intencional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) foi criada em 2007 pelo Ministério de Educação e implementado pela CAPES/PNDE, No ano de 2002 o PIBID contemplava um total de 49.321 bolsas investidas nos alunos de licenciatura, nos professores da rede básica de ensino e os docentes da instituição de educação superior. No ano de 2015 o Programa Institucional de Iniciação à docência contava com 90.254 bolsas distribuídas pelo Pais, insto aponta que houve um investimento na educação e principalmente na formação de professores durante esse período. Já no ano de 2017, devido aos cortes dos gastos públicos com educação, saúde e outros setores sociais, o programa também foi atingindo, essa redução orçamentária ficou evidente com o número de bolsas em que o ano de 2017 encerrou a participação do programa, com um total de aproximadamente 58 mil bolsas, um decréscimo de 45% em comparação ao ano de 2015. 

        Durante a vida acadêmica os estudantes de licenciatura, se deparam com teorias sobre as metodologias e as práticas na sala de aula, mas só há o verdadeiro contanto com os alunos da rede básica de ensino, durante o período de graduação, nas matérias de estágio ou em eventos realizados pela universidade. Esta distância entre às teorias e à prática pode levar ao aluno a um choque de realidade durante o processo de experiência como professor, o que possivelmente induzirá a uma desmotivação e até o abandono da profissão. Uma dos temas de discursões pertinentes na formação de professores, além do currículo e das tendências à serem seguidas, é as práticas docentes enquanto graduando,  e é nesse ponto que o Programa Institucional de Bolsas de iniciação à Docência entra como fator primordial para auxiliar os estudantes, as universidades, as escalas públicas e todos envolvidos com o processos educacional dando oportunidade e capacitando o professor em formação e instigando-o à continuar na profissão.

        Nesse sentido, a uma das problemática da formação de professores é uma elaboração tardia da identidade docente, que implica em problemas da educação básica, como por exemplo a falta de experiências frente a situação que ocorrem nas salas de aula e às rotinas pedagógicas propostas pela escola juntamente com secretaria de educação. Com isso o artigo objetiva mostrar a necessidade da participação do PIBID nas licenciaturas e apontar o progresso da construção da identidade partir das vivências no programa.

2 DESENVOLVIEMENTO

        O Programa de Incentivo de Iniciação à Docência fornece aos bolsistas experiencias variadas, que agregam conhecimento de mundo e da profissão para o futuro professor, experiencias que possibilitarão a decisão de continuar na carreira docente e de formar uma identidade como professor. Os projetos institucionais podem contemplar diversos núcleos de iniciação à docência composto de 24 a 30 discentes, 3 professores da escola e 1 professor da instituição de educação superior, os discentes são responsáveis por realizar atividades didáticas e pedagogias nas escolas públicas sob supervisão do instrutor, que além de coordenar as atividades tem a função de instruir os discentes durante a prática; e o coordenador de área faz a gestão dos subprojetos em nível institucional.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)   pdf (619.4 Kb)   docx (443.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com