TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Experiencias Vivenciadas No Programa Residência Pedagógica

Por:   •  4/8/2019  •  Artigo  •  657 Palavras (3 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO: O presente resumo tem como objetivo expor experiencias vivenciadas no Programa Residência Pedagógica que é uma oportunidade de fundamental importância para a formação na atuação a docência na sala de aula do acadêmico. Na qual o acadêmico tende a vivenciar situações da teoria na pratica, utilizando assim metodologias adequadas para com que o aluno possa desenvolver as atividades exigidas no edital da Capes, uma outra etapa desse programa também e aplicação do projeto voltado para solucionar o problema encontrado na classe, sendo que o mesmo fara uma diagnose sucinta a respeito à relatos e as experiências vivenciadas pelo acadêmico.

Palavras-chave: Experiencia, Saberes, Residência Pedagógica, Vivenciar, Desenvolver Atividades.

INTRODUÇÃO

O Programa Residência Pedagógica, Portaria Normativa nº 175, vem para imergir o acadêmico dos cursos de licenciatura dentro da realidade da sala de aula. Este resumo vem apresentar as experiencias e saberes vivenciados durante o período que participo no Programa Residência Pedagógica-PRP. Etapas essas que foram realizadas na escola-campo Antônio Gonzaga Barros. Destacando assim os conhecimentos e a importância da qualificação profissional, as dificuldades encontradas durante esse processo e com as práticas pedagógicas diferenciadas que podem permitem maior apoio aos que vão se dedicar ao ofício da docência, uma prática que traz aprendizagens e ensinos mais significativos para os envolvidos, caminhos delineados e especialmente professores sujeitos de suas ações porque conscientes da importância de seu papel pedagógico e social.

METODOLOGIA.

A etapa de observação foi realizada no período de 06 a 13 de Março de 2019. Nos turnos matutino e vespertino, nas turmas 2º etapa U, da escola-campo EMEF Antônio Gonzaga Barros. Observando a organização e rotina da sala de aula, as metodologias aplicadas pela professora no decorrer das aulas, o comportamento e o desenvolvimento dos alunos.

Dando prosseguimento as etapas do PRP, foi realizada a etapa de corregência no período de 14 a 26 de março de 2019. Acompanhando as atividades da professora efetiva das turmas em que foi realizada a observação. Neste período, foram realizadas as atividades de auxílio aos alunos na aula, correção de atividades, elaboração de planos de aula para a regência, na hora atividade da professora. Logo após a regência que foi do período do dia 27 de março a 30 de abril que foi colocando a prática tudo aprendido durante os outros períodos. Segundo Tardif (2003) ao afirmar que os professores são possuidores de saberes, olha-os para além do âmbito profissional, apreendendo-os enquanto pessoas que carregam uma bagagem sociocultural que transcende sua formação acadêmica. Para o autor, os saberes docentes são baseados nas experiencias vivenciadas pelos mesmos, que assim representa um conjunto de ideias que é construído durante seu exercício profissional.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Percebeu-se que todos os saberes compartilhados entre ambos trazem aprendizagens e ensinos significativos para todos os envolvidos, caminhos delineados e especialmente professores sujeitos a sempre estarem aprendendo e compartilhando ensinamentos aprendidos pois somos conscientes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (36.3 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com