TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Eras Geológicas

Por:   •  13/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 2

Eras Geológicas

O nosso planeta existe a aproximadamente 4,5 bilhões de anos, e ao longo desse tempo, houveram muitos processos que modificaram a natureza e a vida na Terra.

As eras geológicas representam todas as grandes divisões de tempo do planeta, marcadas por diversos fatores ocorridos. Diferente do tempo histórico, que mede escalas de tempo relativamente menores, as eras geológicas medem sempre em uma escala de milhões e bilhões de anos.

Para classificar diferentes momentos da Terra, as eras geológicas se dividem em cinco: Arqueozoica, Proterozoica, Paleozoica, Mesozoica e Cenozoica, respectivamente da mais antiga para a mais atual.

Características das Eras Geológicas:

Era Arqueozoica

A Era Arqueozoica aconteceu a aproximadamente 3,8 bilhões até 2,5 bilhões de anos atrás. Nessa era, a Terra era frequentemente bombardeada por meteoritos e os vulcões eram muitos, sempre em atividade.

Sua temperatura era cerca de três vezes mais quente do que é hoje, mas mesmo nessas condições hostis foi possível o surgimento dos primeiros organismos unicelulares.

Era Proterozoica

Acontece entre 2,5 bilhões até 540 milhões de anos atrás. Nessa era, por volta de 2 bilhões de anos começou a se desenvolver a camada de ozônio, que protege a Terra dos raios solares ultravioletas.

Também o oxigênio se acumula na litosfera, e nessas novas condições e ingredientes é favorecido o surgimento de organismos multicelulares, ou seja, mais complexos que os unicelulares.

Era Paleozoica

Teve duração de 540 milhões há 250 milhões de anos. Começou a surgir os primeiros animais vertebrados no mar, como tipos de peixes primitivos.

Há cerca de 350 milhões de anos atrás, algumas espécies de peixes começaram um longo processo de sair da água para o solo, surgindo assim os primeiros anfíbios. O supercontinente Pangeia é formado, e, no fim dessa era os primeiros répteis surgem, que darão origem aos dinossauros.

Era Mesozoica

Teve início há cerca de 250 milhões de anos e durou até 65,5 milhões de anos atrás. É nessa época que tem o surgimento dos dinossauros, que dominam todo o planeta, e ao fim do período, são extintos.

As plantas desenvolvem flores e os primeiros mamíferos e aves começam a surgir no supercontinente Pangeia. Este inicia a sua fragmentação nos continentes Lawrásia e Gondwana, que posteriormente dão origem aos continentes conhecidos hoje.

Era Cenozoica

Essa era teve o seu início há 65,5 milhões de anos e dura até a atualidade. É um momento que ocorrem diversas manifestações das mais variadas espécies de mamíferos.

São formadas as cadeias montanhosas e os continentes atuais se formam (América, Europa, África, Ásia, Oceania e Antártida). É nessa era que surgem os primeiros hominídeos, como os australopithecus no continente Africano, mas somente há cerca de 1,6 milhões de anos a espécie humana começa a se desenvolver de fato.

As passagens de uma Era para a outra são marcadas pelas extinções em massa de determinadas espécies, e o início de outras, além de mudanças geográficas e climáticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (53.2 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com