TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Trancas De Bintou

Trabalho Universitário: As Trancas De Bintou. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  1.033 Palavras (5 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 5

SÍNTESE REFLEXIVA

A Educação Infantil tem uma grande relevância para a formação do sujeito, principalmente nos tempos atuais onde a globalização se insinua força. Para que possamos desenvolver este sujeito integralmente e que este possa ser atuante numa sociedade que desponta, novas maneiras de ensiná-lo emergem.

De acordo com as experiências científicas, alcançamos avanços em todas as áreas do currículo. O conhecimento é uma relação que busca o aumento e o desenvolvimento intelectual da criança. As informações transmitidas, as crianças formam vias neurológicas mais sofisticadas que são levadas ao cérebro, realizando intervenções contínuas, aumentando seus conceitos.

Algumas atividades como a matemática, são sugeridas como parte integrante de toda ciência que são necessárias para uma experiência científica, através da melodia, ritmos, letras, à medida que as canções passam pela mente da criança, elas são lembrada das ideias expressas nas letras. A relação com a inteligência musical pode facilitar a aprendizagem e torna lá mais permanente.

Os elos literários seus conceitos científicos associam a linguagens e imagens vividas, nas histórias e poemas com base nas ciências, portanto as idéias científicas ficam emocionalmente gravadas nas memórias infantis. A família tem o papel de incentivar a criança a escrever e contar histórias e poemas que as levam a desenvolver sua inteligência linguística.

As atividades artísticas são sugeridas como forma de estimular as expressões intuitivas e criativas das ideias infantis. Quando as crianças desenham, pintam ou modelam para representar o que aprenderam, envolve a inteligência cinestésico-corporal.

Nas situações de dramatização, as crianças permitem que as crianças testem e apliquem as ideias científicas, usando a sua imaginação, mostrando que dramatizações simples e espontâneas e ciências são aspectos complementares para solução de problemas, encorajando comportamentos criativos e atitudes positivas. Em momentos de aprendizagem, o jogo dramático utiliza formas de inteligência linguística, espacial cinestéico-corporal e interpessoal.

As experiências com os alimentos usam o paladar e o olfato para fortalecer a lembrança de conceitos ligados à ingestão, utilizando a inteligência cinestésico-corporal.

As aulas de campo validam a informação científica aprendida na escola, e as crianças sentem-se orgulhosos e reconhecem o que aprenderam na sala de aula.

Essa abordagem física integrada educação científica agrega atividades físicas e sensoriais e emocionais a todo processo de aprendizagem. O objetivo das abordagens integradas é promover conexões entre conceitos visando o conhecimento global e o rompimento de barreiras entre as disciplinas. Possibilita o aprofundamento e compreensão da relação teoria/prática e contribuem para uma formação crítica e responsável, estimula a criatividade e promove uma integração dos saberes.

É preciso que o professor torne-se interdisciplinar, buscando se apropriar das relações que estabelece com outras ciências.

A relação da “História de Bintou” e o texto “Uma Abordagem Integrada da Aprendizagem” é que podemos trabalhar a Interdisciplinaridade com as crianças. Permite que façamos atividades reflexivas, como por exemplo, comparando o costumes Africanos com o nosso, a pluralidade cultural, sendo natureza e sociedade, podemos trabalhar o número de birotes na cabeça de Bintou, a matemática, o nome das crianças, (ensino e alfabetização), juntamente com leitura, escrita e oralidade. E o cantar dos pássaros, o som das miçangas, podemos trabalhar artes e músicas. Esse texto pode ser explorado em vários aspectos na sala de aula.

De acordo com o Referencial Nacional para a educação infantil, o trabalho com o ensino de matemática nessa fase apresentam alguns objetivos que necessitam ser desenvolvidos. Esses objetivos visam o trabalho com crianças de zero a três anos e crianças de quatro a seis anos tais como:

• Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes em seu cotidiano, como contagem, relações espaciais, etc.

• Valorizar os números, as operações numéricas, as contagens orais, e as noções espaciais como ferramentas necessárias ao seu cotidiano.

• Comunicar ideias matemáticas, hipóteses, processos utilizados e resultados encontrados em situações- problemas relativos a quantidades, espaço físico e medida, utilizando a linguagem oral e a linguagem matemática.

• Ter

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com