TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Tranças De Bintou

Dissertações: As Tranças De Bintou. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2013  •  1.774 Palavras (8 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

Este trabalho apresentará uma pesquisa feita com três professoras da Educação Infantil, da Escola EMEI Menino Jesus, onde destacamos as diferenças de ritmos na realização de tarefas como também no desenvolvimento pessoal (físico, intelectual, emocional e social), o que é básico na formação da criança no contexto da sua individualidade. Levando em consideração a realidade do espaço escolar, a capacitação dos professores bem como os métodos utilizados pelos profissionais da área.

Onde, educar crianças é tarefa exigente, demorada, e requer uma eficiente formação continuada dos educadores, processo que passa necessariamente pelo tempo de conhecer bem a criança pequena e segue por alimentar uma atitude de curiosidade pelo mundo. A criança é o fator inicial e principal da tarefa de educar que o profissional docente deve ter em mente. É a partir das especificidades desse pequeno ser, que o professor acompanhará dia-a-dia a trajetória de aprendizagem e desenvolvimento da mesma.

A formação das crianças está ligada ao desenvolvimento físico, cognitivo e afetivo para que no amanhã sejam adultos críticos e reflexivos frente à realidade em que se deparará. Porém, esse desenvolvimento se dá desde o nascimento, abrangendo aspectos dos mais diversos: ambientais, crenças, status social da família, etc. Por mais que se deseje formar seres humanos capacitados à leitura diferenciada do mundo, vale lembrar que quando ainda criança, essas não se desenvolvem de maneira uniforme.

É preciso ter consciência que criança pensa, investiga, brinca, sente, pensa e se expressa. Sendo assim, cabe ao professor conhecer cada um de forma íntegra.

Desenvolvimento

Com base nas respostas das professoras a criança aprende desde que nasce e de muitas maneiras, mas é através do brincar onde ela investiga, interage, experimenta, explora, e constrói o seu conhecimento, aprende o que vivencia e por meio de diferentes formas de iteração e experimentos com o outro e individual, com os objetos e através da brincadeira que a criança mais aprende satisfaz a curiosidade, experimentando, explorando, diversos materiais e contatos com o outro.

A criança aprende o tempo todo, porém nem sempre do mesmo jeito que o adulto acredita. Muitas vezes há uma intencionalidade do adulto em ensinar para a criança tudo o que o mundo oferece, mas as crianças acabam aprendendo sobre este mesmo mundo, brincando ou somente experimentando todas as coisas que pertencem a ele.

A experiência, a observação e a exploração do meio, trás a criança conhecimento e possibilita a reorganização do seu pensamento, abrindo a possibilidade de soluções para novas buscas. A criança é o resultado das suas vivências, seja sozinha ou em grupo. A família entra aqui, como grande alicerce desta aprendizagem, pois é com os pais que ela passa a maior parte do tempo.

Na escola, a criança também vivência e conquista muitas coisas. O professor também tem um papel importante na formação dela, mas ao contrário do que alguns pensam, ele será um “mediador” desta aprendizagem. Ele possibilita e favorece novos conhecimentos, que podem ou não ser absorvidos pela criança, dependendo dos seus desejos e necessidades.

Para entender como a criança aprende, temos de levar em conta, como questão básica a sua realidade pessoal. Isso significa que essa realidade é bastante diferente de uma pessoa para outra. Essa diferença se expressa em características de personalidade, ritmos distintos na execução de tarefas e formas peculiares de interpretar o que acontece ao seu redor, sobretudo nas suas relações interpessoais.

As crianças são o resultado de suas experiências. Para compreender seu desenvolvimento é preciso considerar o espaço em que elas vivem, a maneira como constroem significados, as práticas culturais etc. Tendo como principal objetivo a interação e a socialização com o meio que esta inserida. Cuidando e educando no processo ensino aprendizagem através das atividades lúdicas, que vem aprimorar a coordenação motora e a percepção corporal e psicomotora. A educação infantil deve ter como objetivo o desenvolvimento integral da criança, os quais devem envolver os aspectos físicos, intelectual, psicológico e social. Também deve fazer parte desse objetivo o dialogo entre o professor, aluno, família e a comunidade.

A Educação Infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até 6 anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. É interessante assinalar que a educação em valores é fundamental no respeito mútuo do desafio do professorado, do aluno e da família. Requer, pois, que as instituições de ensino utilizem o diálogo interativo, o envolvimento do professores, alunos e seus pais ou responsáveis. Estimular a criatividade como elemento de auto-expressão; a construção do conhecimento que inclui necessariamente as idéias de descobrir, de inventar, de redescobrir e de criar.

O papel do professor é mediar e orientar no processo educativo com competência e habilidade propor desafios a criança para que ela faça suas próprias descobertas elaborando hipóteses para estimular o interesse pelas atividades oferecidas pelo orientador, sendo ele responsável, criativo, amigo, afetivo e ter o domínio de estratégias de ensino, para que assim as crianças elaborem e desenvolvam seus conhecimentos. Também é de suma importância o professor ensinar a criança a pensar, questionar e a construir suas próprias opiniões. O professor deve ser um mediador entre o conhecimento e a criança.

Acreditara-se que ser educador infantil é uma enorme responsabilidade, ora pois é através desse que as crianças entram em contato após a família. É na escola, como um segundo ambiente socializador que a criança começa a ampliar sua rede de relações e, que através dela e o educador, constrói conhecimentos significativos a seu modo de perceber a vida.

Já que a educação deve ser considerada um processo de formação contínua, pode-se dizer que tal educador, principalmente por estar lidando com os pequenos, precisa levar muito a sério sua profissão, gostar do que faz e renovar-se a todo momento, pois ensinar e aprender é fundamental como conceito inicial para esse profissional.

Tal educador tem que possuir um perfil, no qual acredite na transformação, que goste de mudança e que para isso seja eternamente curioso. Quem dera se todos os profissionais docentes tivessem uma compreensão e visão homogênea da infância. Talvez seja a multiplicidade de olhares que tornem o ensino interessante e passível de crescimento. Cada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com