TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tranças De Bintou

Monografias: Tranças De Bintou. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2013  •  866 Palavras (4 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 4

AS TRANÇAS DE BINTOU

As tranças de Bintou é uma linda história, escrita por Sylvane A. Diouf, que nos relata o sonho de uma menina africana que desejava ter tranças como todas as mulheres mais velhas de sua aldeia, longas enfeitadas com pedrinhas e conchinhas como as de sua irmã mais velha. Ao longo da história nos deparamos com alguns costumes e tradições do seu povo. Aprofundando um pouco mais podemos notar a relação da história infantil com o texto abordado. Ambos tratam da pluralidade, como em uma sala de aula, várias descendências e etnias. Utilizando a literatura africana e afro-brasileira na educação infantil, promoveremos a leitura e discussões que possibilitam as mesmas ao conhecimento sobre a mitologia africana, suas culturas epistemologias, para que estas se apropriem do conhecimento ofertado e possam construir uma visão de identidade negra mais positiva.

O respeito a diversidade é muito importante pois é convivendo com elas desde bem cedo que as crianças aprendem a respeitá-las.

A necessidade de conscientizar acerca das praticas e representações que configuram o racismo, apresentando aos alunos a verdadeira história e tradição do povo negro, Africano sem destorcê-la, dando devido respeito à diversidade e da autoaceitação. Despertar na criança o respeito por outras pessoas, independentemente da raça. Para tal, é de fundamental importância valorizar o lado positivo da história negra não somente questões sobre a escravidão, seus sofrimentos, as dificuldades em que viviam mas também o que nos proporcionaram na herança deixada de geração em geração. Contudo, proporcionar ao aluno uma visão positiva do seu pertencimento racial.Para que haja bom desempenho ao possibilitar as crianças o conhecimento sobre sua cultura, afrodescendencia, deverá ter bom preparo do docente quanto essa prática e a importância do diálogo com as crianças que após ouvirem histórias, contos, músicas de sua cultura, possam expressar a experiência do desvelamento, se integrando a um processo de auto-afirmação em seu pertencimento racial.

A construção de valores morais e ensinamento que propiciam as crianças construírem afirmativamente sua identidade racial, conhecendo elementos sobre seus ancestrais que lhes forneçam sua valorização e o orgulho, diferindo da perspectiva escravocata ou abolicionista que sempre é c itada em sala de aula, valorizando assim sua auto-estima e auto-conceito.

O reconhecimento do outro na diferença é algo que continuamente o individuo vai se deparando na construção de sua formação e também formando sua identidade, é uma proposta desafiadora, mais de grande valor para a formação de nossas crianças, que serão elas a formarem a sociedade futura.

Deixandonos levar por um olhar mais minuscioso voltado para a Educação Infantil, da qual é uma etapa primordial no desenvolvimento humano. É no espaço escolar que em sua maioria inicia a construção da subjetividade das crianças negras, e nestes ocorrem os seus primeiros contatos com preconceitos , estigmas e racismo. A desigualdade racial nas escolas é uma realidade marcante. A autora nos da margem para abordarmos um tema que se faz prsente no cotidiano escolar, voltado para o preconceito que dificulta inconscientemente o ambiente escolar a despertar se para a importância de se trabalhar com esta questão. A literatura pode ser utilizada como uma proposta didática que possibilite a construção afirmativa da identidade racial, formando um pensamento crítico sobre a diversidade de realidades que nos rodeiam. E é através da roda de conversa, de uma maneira prazeiroza que a criança da educação infantil expressa seus sentimentos, suas experiências valorizando o se “ eu” como um ser social.As tranças de Bintou, abordam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com