TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos Organizativos Do Estagio

Pesquisas Acadêmicas: Aspectos Organizativos Do Estagio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2013  •  989 Palavras (4 Páginas)  •  651 Visualizações

Página 1 de 4

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA 4

KELLY PINTO FERREIRA DE SOUZA

Campos dos Goytacazes

2012

PORTIFÓLIO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

DO 4º SEMESTRE DE PEDAGOGIA

KELLY PINTO FERREIRA DE SOUZA

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia 4 da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, interdisciplinar Individual.

Campos dos Goytacazes

2012

O presente trabalho tem como finalidade de mostra que ainda hoje, encontramos inúmeros centros de educação infantil que conservam em seu agir educacional ranços de práticas assistencialistas, quando privilegiam em sua ação pedagógica só o cuidar, desconsiderando a indissociabilidade do cuidar e o educar.

Nesta concepção educativa, o educador é um mero direcionador e a criança um executor de atividade mecânica, perpetuando desta forma as visões não críticas e críticos- reprodutivistas da educação, causa da marginalidade e da ignorância do saber do educando, uma vez que a escola nesta visão tem o papel de difundir a instrução e de transmitir os conhecimentos acumulados e sistematizados pela humanidade.

A questão é que o professor precisa resgatar a compreensão de que o planejamento não é uma ação neutra, não devendo, portanto, ser visto como uma técnica, uma ação mecânica, desvinculada da competência e do compromisso político do educador infantil. È urgente resgatar no trabalho docente os procedimentos que envolvem o saber do professor e o saber fazer, além da sua atitude frente ao seu trabalho como educador, ligados, portanto, diretamente á sua competência técnica e ao seu compromisso profissional. È importante que o educador compreenda que o planejamento é um processo ativo, cheio de vida, que contribui tanto com o trabalho docente como discente. Portanto, é evidente que Educador Infantil ao planejar sua aula visa “atingir os objetos proposto, superar dificuldade e controlar a improvisação”(HAIDT,2003,P105), não devendo conceber o planejamento como uma mera formalidade burocrática sem finalidade educativa.

Planejar é refletir sobre que cidadãos querem formar, é prever aprendizagens significativas, é criar oportunidades para favoreçam a participação ativa do aluno na aquisição de novos conhecimentos, é agir de modo a garantir a permanência com sucesso do aluno no contexto escolar.

A hora da roda é um momento importante, podemos incluir também esse momento no nosso planejamento. È um momento muito rico no contexto da educação infantil, um espaço possibilitador de muitas aprendizagens como

desenvolver a oralidade a e esperar a sua vez para falar. È importante pensar que a roda não pode ser considerada a única oportunidade para diálogo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com