TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASPECTOS ORGANIZATIVOS DO ESTÁGIO

Artigo: ASPECTOS ORGANIZATIVOS DO ESTÁGIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2013  •  1.807 Palavras (8 Páginas)  •  2.285 Visualizações

Página 1 de 8

Educação Infantil e Seu Espaço Educativo

Introdução

O desenvolvimento do aluno na educação infantil deve ser de forma prazerosa e educativa, envolvido num processo de educar e cuidar onde a aprendizagem aconteça num ambiente cheio de oportunidades e descoberta. È através da oportunidade que o educador propicia ao aluno evolução em suas ações mentais, físicas e afetivas. Ao se relacionar com outros nas brincadeiras, ao ser ouvido na roda de conversa, ao ser avaliado na sua aprendizagem a criança se sente capaz e autônoma com condições reais de manifestar sobre o seu eu.

A educação infantil é a base onde a criança estabelece relação mundo/pessoa neste espaço o educador não deve ser visto como a figura central do ensino, mas sim um personagem onde permite a criança criar, pensar, refletir, opinar, onde a aprendizagem aconteça de forma mais lúdica possível e as ações reais se tornam concretas através da convivência com outro e da oportunidade oferecida pelo educador em tornar o ambiente acolhedor, divertido, de interação total.

Educação Infantil e Seu Espaço Educativo

No momento em que a valorização da infância passou a ser relevante perante a sociedade, a educação infantil tornou-se fundamental para refletir sobre o futuro da criança e como seria a educação ideal para seres tão pequenos. Aspectos nas quais tornasse para a criança e no seu desenvolvimento um ambiente acolhedor considerando a necessidade de cada uma. Por muito tempo instituições sem preparo e ambientes inadequados recepcionavam crianças com mero intuito de cuidar, não proporcionava a criança métodos fundamentais para o seu desenvolvimento emocional, intelectual, motor e social. A infância é a fase mais importante da vida do ser humano, pois se compreendido a necessidade de cada, garante um processo de ensino em que levará para a vida toda.

Desde bebês devem levar-se em conta gestos, balbucios, imitação, que são expressões nos primeiros anos de vida humano, pois desde muito pequenos as crianças constroem sentidos e a comunicação com o mundo, e havendo estímulo e incentivo por parte de outros estas ações transformam-se em conquistas.

Com avanço tecnológico a criança passou a ser dotada de direitos, entre este direito a educação, e a escola passou a ser um espaço onde aprende a reconhecer diferentes pontos de vistas, lidar com conflitos interessantes, promover situações de cooperativismo, regras, troca de afetos e principalmente cuidados e educação. A indissociabilidade entre cuidar e educar é obrigação de todo projeto da educação infantil, abrangendo todo planejamento escolar, pois envolve família, criança, educador e escola.

Proporcionar a criança situações de cuidados e aprendizagens contribui para relação cultural e social de cada, pois o educar potencializa na formação da criança e o cuidar na sua contextualização contribui para desenvolver capacidade sócio-afetiva. Cuidar e educar caminham juntos no desenvolvimento da criança, e deve ser a base norteadora da educação infantil, pois pré-escolar e creches jamais consegue desenvolver um bom trabalho sem essa parceria.

No cuidar deve ser levada em conta a necessidade da criança, seu bem estar, ser ouvida, respeitada com intuito de conhecer seu aluno e suas carências. O educar age na construção do aprendizado devendo atender as reais necessidades da criança, a capacidade do aluno na apropriação do conhecimento e contribuição direta para sua formação.

Cuidar e educar são uma ação conjunta que consolida num ambiente de socialização, cultura e prazer. Para envolver este processo, o planejamento é o principal meio de um bom trabalhado a ser desenvolvido, é quando o profissional busca levar ao aluno diferentes meios de transmitir e partilhar idéias. O trabalho preparatório do professor é de suma importância na organização do seu dia a dia e principalmente em novas conquistas, pois define metas de como trabalhar, objetivos a ser alcançados, conteúdos a serem desenvolvidos, levando em conta a necessidade, dificuldade e os diferentes aspectos de cada aluno. È um processo onde o docente programa suas ações, seu desenvolvimento, pesquisa e principalmente meios de como avaliar conteúdos e métodos pré estabelecido na relação professor/aluno. O planejar é fundamental para o professor, pois através deste possibilita a observação na conduta evolutiva de seu aluno, é uma ferramenta que conduz ao acompanhamento da aprendizagem a partir da necessidade individual de cada. Na educação infantil, a criança alguns anos atrás era simplesmente um instrumento de diversão e passa-tempo e a escola proporcionava tudo isso não levando em conta a construção do saber do aluno. Hoje a avaliação na educação infantil é um projeto sério onde o aluno avaliado como um todo, e seu trabalho e planejamento serve para auto se avaliar e analisar sua prática pedagógica.

Apesar de muitos professores ainda acharem difícil avaliar na educação infantil, existe diferentes métodos para registrar e avaliar o desempenho de cada criança. Como: portfólio, ficha avaliativa, relatório, etc. Por isso é importante o bom planejamento do professor, pois essa prática deve oferecer ao aluno meio para superar suas dificuldades e assim o educador permitir ao aluno evoluir em sua aprendizagem. O portfólio é um método avaliativo que permeia no decorrer de todo o ano e permite detectar o avanço, a dificuldade ou a melhora do aluno, já o relatório exige por parte do docente observação e registro da participação e ação da criança. As fichas ocorrem no final de cada semestre, ou no fim do ano, aonde o aluno em todo o seu contexto é analisado e decorrente disto é preenchido uma ficha aonde especifica o desenvolvimento da criança em seu cotidiano de forma ampla, clara e objetiva.

Mesmo com processo avaliativo com crianças tão pequenas é importante que o professor proporcione ao aluno métodos que, torne a infância prazerosa, pois, além da ludicidade, do educar, brincar e avaliar é importantíssimo a inicialização da alfabetização na educação infantil, pois a mesma contribua para situações variadas onde símbolos se transformam em registros e escritas. Ao iniciar a alfabetização de seus alunos o educador permite a perspectiva que a escrita representa e o seu uso social, além de propor ao aluno a compreensão deste sistema, pois através da fala, da aquisição da língua se dá o processo da escrita. Esta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com