TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Colaborativa

Artigos Científicos: Atividade Colaborativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  966 Palavras (4 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 4

1- Introdução

Inicia-se a socialização do individuo ao nascer. Nos primeiros contatos com os familiares, e assim acontecem no dia a dia da criança e que só termina quando morre. Os pais são os primeiros e principais agentes de socialização, ao ensinar boas maneiras de agir, de pensar e conviver naquele ambiente familiar.

Esse processo segue na escola, com a professora e os demais coleguinhas, esta fase é chamada de socialização primária, e a secundaria ocorre na adolescência.

Com a socialização a criança descobre a importância de se existir regras, normas e como deve ser seu comportamento perante a sociedade que ela esta inserida e esta (a sociedade), também ganha ao transmitir seus preceitos, ela se perpetua e se desenvolve. A família é o principal agente de socialização na criança, por ela é que são transmitidos traços de afetividade e apoio.

Podemos compreender então como agentes de socialização: a família, a escola, os grupos de Status, os meios de comunicação em massa, e os grupos de referência, pois estes também acabam por formar opiniões e ajuda a compor a personalidade individual.

Com o tempo o individuo socializado adquire personalidade própria e até pode obter certo status. Pois mesmo pertencendo a uma sociedade ele tem suas diferenças e desigualdades.

Os meios de comunicação em massa, principalmente a televisão e a internet, por ser uma novidade em termos de informatização, acaba por desempenhar um papel social muito importante e que chama atenção, porem pode ser positiva ou de forma negativa. Por conter cenas que estimule a violência e até mesmo cenas inadequadas para menores. Segundo o autor Reinaldo Dias: “as cenas de sexo consolidam uma relação de exploração do homem sobre a mulher” ela pode ser prejudicial na formação do caráter do indivíduo.

Porem se estes meios forem utilizados de maneira consciente, pode ser muito proveitoso, a conscientização sobre a preservação do meio ambiente e a preocupação com o próprio meio social também pode ser estimulado através da televisão, internet, jornais, revistas. É nesse contexto que a escola exerce um papel fundamental para auxiliar no processo seletivo das crianças. Ela que Dara o norte para que junto com os pais a criança venha a escolher o conteúdo que melhor se adapta na sua faixa de idade.

2- Desenvolvimento

A vida humana está profundamente ligada à vida em sociedade. Isto quando este tema é analisado, por exemplo, por uma linha da Sociologia segundo a qual o grupo social, a sociedade, precede o indivíduo e, assim, coloca-se o ser humano como um produto da interação social. O que se observa, deste modo, é que as pessoas nascem dentro de um grupo e este constituirá o indivíduo com os mesmos traços sociais compartilhados por outros membros e que, por este motivo, o farão ser aceito dentro do grupo social a que pertence.

Diante disso, tem-se o conceito de socialização, que remete ao processo através do qual o ser humano, desde criança, aprende o modo de vida de sua sociedade, desenvolvendo sua capacidade de se tornar um indivíduo e um membro do grupo em que se encontra. A socialização é, portanto, um processo cultural em que se adquire as maneiras de agir, pensar e sentir próprias dos grupos, da sociedade ou da civilização em que se vive. Entre os principais agentes de socialização estão a família, a escola, os meios de comunicação de massa, entre outros.

Por outro lado, os mecanismos da socialização não inviabilizam que o indivíduo adquira personalidade própria. Isto quer dizer que, socializados, os indivíduos não se tornam todos iguais, apenas compartilham certos traços que permitem sua identificação como parte de um grupo específico.

Certas personalidades adquirem destaque no conjunto da vida social, que podem acabar sendo “copiadas”, contribuindo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com