TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Desigualdade Social

Por:   •  18/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 3

INSTITUIÇAO: FACAM

PROFESSOR:JOAO SA

ALUNA:GLEYCE KELLY ANDRADE FRAZAO

1º PERIODO:NOTURNO

ATIVIDADE :Elaborar um texto crítico sobre a desigualdade social no Brasil, evidenciando as falhas e os acertos da sociedade no trato desses problemas que afligem ao longo dos tempos;

Historicamente desigualdade no Brasil é uma herança do período colonial e se deve a fatores como a influência ibérica, os padrões e posses de latifundiários e a escravidão, no quesito social e econômico são fatores bem fortes .Ou seja classes dominantes diferindo com maior poções de terras, diferenças raciais de gêneros e regionais e econômicas ,situação cíclica.

Por conta do processo colonizador e da escravidão, o território brasileiro sempre foi um país onde havia muitos pobres. Com o fim da escravidão e o êxodo rural, as cidades não tinham infraestrutura para a chegada de mais gente. Assim o fenômeno da pobreza se acentuou. No entanto, a parte dos anos 90 a renda per capita foi aumentando gradativamente. Sendo que essa mesma pobreza também revela as disparidades regionais devido aos anos de concentração de políticas e das indústrias no sul.

Causas- a má distribuição de renda; má distribuição de recursos ;falta de investimento nas áreas socias, saúde e educação ;falta de oportunidade de trabalho por não haver capacitação suficiente e a velha corrupção.

Consequências- favelização;pobreza;miséria;desemprego;desnutrição;marginalização e violência.

Tivemos então algumas sacadas como, programas de transferência de renda que para continuarem dando certo precisa-se da estabilização econômica e inflação o aumento real do salário ,a formalização do mercado de trabalho, continuação desses programas por governos atuais sem que claro  haja desvios desses recursos e a universalização de acesso a educação.

Programas como o cadastro único também conhecido como CadUnico,o cadastro único para programas sociais foi criado pelo governo Fernando Henrique Cardoso em 2001.É um instrumento responsável pela coleta de dados e informações a fim de identificar todas as famílias de baixa renda existentes no Brasil. Ele objetiva a inclusão por meios de programas federais como;

Bolsa família;

Tarifa social de energia elétrica;

Programa minha casa minha vida;

Carteira do idoso;

Aposentadoria para pessoas de baixa renda;

Isenção de taxa de concurso publico;

Programas cisternas;

Água para todos;

Bolsa verde-programa de apoio a conservação ambiental;

Bolsa estiagem;

Programa nacional de reforma agraria;

Programa nacional de credito fundiário;

Crédito instalação;

Carta social;

Serviços assistências,

Identidade jovem, programa de erradicação do trabalho infantil (Peti);

Pronatec;

Enem;

O cadastramento não significa a inclusão automáticas em programas sociais, na pratica o cadastro apenas usa as informações do cadastro único,  a seleção da família vai de acordo com critérios do programa, por isso funciona como uma porta de entrada para as famílias acessaram políticas públicas, explica o ministério da cidadania.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (29.4 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com