TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Para Aprofundamento De Estudo

Artigo: Atividade Para Aprofundamento De Estudo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/8/2014  •  1.651 Palavras (7 Páginas)  •  623 Visualizações

Página 1 de 7

Respostas da Atividade Para Aprofundamento de Estudo

Questão 01.

a) De forma muito simples a sociologia é o estudo do sociedade (grupos), de como o ser humano se comportam enquanto vive em sociedade.

b) O conceito e ideologia a princípio proposto por Marx remete a ilusão, falsa consciência, onde a realidade é invertida. Porém, posteriormente Lênin dá um outro sentido a palavra ideologia, com o qual concordo, que é qualquer concepção da realidade política ou social atrelada aos interesses de uma determinada(s) classe(s) social(is).

c) Um conceito simples de alienação é algo muito complexo de se definir, arrisco-me a que alienação, no sentido de operário-produto, é não ter acesso ao seu produto de trabalho, nem mesmo ter todo o conhecimento da formação do seu produto. Dessa forma, alienação, em palavras pobres, é não possuir o que seria seu, seja um produto, direito, ou informação.

Questão 02.

Os padrões de relações sociais vem infligindo sobre os seres humanos convenções sociais de como agir, comportar e parecer desde o princípio da formação humana em sociedade.

Destarte, temos que pessoas com alto poder monetário “devem” estar sempre portanto os mais caros objetos como também as melhores roupas, enquanto os carentes de tanta riqueza não possuem tais obrigações. Enquanto os desprovidos de tal condição econômica não se portam como os abastados e nem frequentam os mesmo lugares. Os ricos devem apenas socializar-se com os ricos, tal como os pobres devem apenas socializar-se com pobres. Os padrões de beleza que a sociedade de estar sempre com uma boa aparência, ser magro(a), porém com um corpo “sarado” e usar roupas que esteja na moda e caso não siga os padrões fica-se sujeito a passar por muitas críticas e situações constrangedoras. Sendo este alguns exemplos entre vários outros de como os padrões de relações sociais, promovendo principalmente a segregação, seja ela na esfera econômica ou social.

Questão 03.

Em seu estudo sobre o suicídio, Durkheim concluiu que há fatores sócias externos ao indivíduo que afetam as taxas de suicídio. Assim, ele identificou quatro tipos de suicídio, de acordo com a referente presença ou ausência de regulação e interação social.

O suicídio altruístico acontece quando um indivíduo possui laços sociais muito fortes, e assim acaba valorizando mais a sociedade do que a si próprio. Um claro exemplo deste tipo de suicídio foram os pilotos de avião japoneses que lutaram na 2ª Guerra Mundial, os quais atuaram em missões suicidas e receberam o nome de kamikazes. Outro exemplo seriam os homens-bomba ligados a extremistas religiosos.

O suicídio anômico ocorre pela falta de regulação social, ou seja quando o indivíduo perde a dimensão normativa devido a uma súbita mudança ou instabilidade na sociedade. Um exemplo desse tipo de suicídio é quando um indivíduo tira a própria vida após o fim de uma relação amorosa, ou quando sofre uma grande perda econômica.

O suicídio egoístico é marcado pela baixa integração social, ou seja, ocorre em indivíduos que estejam isolados da sociedade ou que possuam laços muito enfraquecidos ou rompidos. Um exemplo deste tipo de suicídio é quando uma pessoa encontra com um grande problema de depressão e sente-se vazio e não vê sentido em sua vida e resolver tirar sua própria vida.

O suicídio fatalista acontece quando um indivíduo sente-se regulado de mais pela sociedade. Essa opressão causa um sentimento de grande impotência diante do destino e sociedade, um exemplo desse tipo de suicídio é quando um morador de rua tira sua própria vida devido à alta corrupção e não enxergar melhorias em sua vida

Questão 04.

O termo imaginação sociológica foi introduzido na comunidade científica pelo sociólogo americano Charles Wright Mills. É definido como Imaginação sociológica o olhar para as coisas de uma maneira diferente daquela a que estamos habituados no quotidiana mas sim olharmos numa perspectiva mais vasta. A aptidão que temos em agregar todos esses elementos e relacionar com o comportamento de um indivíduo Mills denomina de Imaginação sociológica. Uma outra característica conferida por Mill é a de corresponder a capacidade de mudarmos a nosso ponto de vista para um novo, sempre na tentativa de conseguirmos uma visão total da sociedade e de todos os elementos que fazem parte dela.

Questão 05.

Como bem colocado por Brym et al (2006) Émile Durkeim (1858 – 1917) foi o primeiro professor de sociologia, na França e é frequentemente considerado o primeiro sociólogo moderno. Em As Regras do Método Sociológico (1895) e O Suicídio (1897), ele argumentou que o comportamento humano é moldado por “fatos sociais”, ou pelo contexto social das pessoas. Na visão de Durkheim, os fatos sociais definem as restrições e as oportunidades segundo as quais as pessoas devem agir, Durkheim também esteve bastante interessado nas condições que promovem a ordem social nas sociedades primitivas” e modernas e explorou esse problema em profundidade em obras como Da Divisão do Trabalho Social (1893) e As Formas Elementares da Vida Religiosa (1912).

Como apresentado por Brym et al (2006) Kalr Marx (1818 – 1883) foi um pensador revolucionário cujas ideias afetaram não apenas a sociologia, mas o curso da história mundial. Ele argumentava que as grandes mudanças histórico-sociais são resultado conflito entre as principais classes de uma sociedade. Em sua obra mais importante, O Capital (1867), Marx argumentou que o capitalismo produzira tal miséria e força coletiva entre os trabalhadores que, no final, eles tomariam o poder do Estado e criariam uma sociedade sem classes, na qual a produção seria baseada nas necessidades humanas e não na busca do lucro.

Brym et al (2006) fala que Max Webber (1864-1920) foi o mais importante sociólogo alemão. Influenciou profundamente o desenvolvimento da sociologia no mundo todo. Engajado por toda a vida em um debate com o “Fantasma de Marx”, argumentou que apenas as circunstâncias econômicas não poderiam explicar o surgimento do capitalismo. Conforme demonstrou em A Ética protestante e o Espírito do capitalismo (1904-1905), desenvolvimentos independentes na esfera religiosa tiveram consequências não pretendidas e benéficas para o desenvolvimento do capitalismo em determinadas partes da Europa. Ele também argumentou que o capitalismo não necessariamente desembocaria no socialismo. Ao contrário,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com