TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Historia Da Educação

Monografias: Atps De Historia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  3.799 Palavras (16 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 16

Sumario

Introdução 03

Memória da educação escolar no Brasil contemporâneo

Somos feitos de tempo

A origem da educação no Brasil -a ação dos jesuítas

Linha cronológica

Memória da educação escolar no Brasil contemporânea

Conclusão

Bibliografia

Introdução

Somos seres históricos, já que nossas ações e pensamentos mudam no tempo, à medida que enfrentamos os problemas não só da vida pessoal, como também da experiência coletiva. É assim que produzimos a nós mesmos e a cultura a que pertencemos.

Há muitas maneiras de resgatar a memória do passado a partir de documentos,mas caberá ao pesquisador demonstrar o seu modo de pensar sobre determinado fato,é o que seremos neste trabalho.

Somos feitos de tempo?

Somos os autores de nossa história e a cultura onde estamos inseridos. Entretanto conhecer o passado é relevante para projetar o futuro, dentro de uma ação presente. Por isso não podemos pensar que a natureza humana tem características universais e eternas. Como indivíduos históricos estamos vinculados à dimensão temporal. A história surge da necessidade de reconstruir o passado, evidenciando a ação transformadora do homem. Preservar a memória é diferente através do tempo se varia conforme a cultura vigente. A pré-história se constitui em um longo período, e por ter ocorrido antes da história onde os povos ainda não conheciam a escrita e por isso os acontecimentos não eram registrados. A escola não existiu sempre em todas as sociedades, as mudanças não são iguais em todos os lugares.

A educação diferencia-se pelas fontes às quais recorre: arquivos escolares, museus escolares, legislações específicas, diários de classe, cadernos de alunos, etc. Os temas de pesquisa são abrangidos desde as instituições educacionais, representações de infância e da profissão docente, história da educação comparada história das disciplinas escolares, história do ensino superior.

Então o ser humano é feito de tempo porque as ações são mutáveis de acordo com os problemas e situações que se apresentam no decorrer da história, num constante aprendizado que evolui a partir das suas necessidades. Aos historiados cabe resgatar a memória dos seus antepassados para projetar o futuro. Neste contexto, a pedagogia tem um papel fundamental, a partir do conhecimento de como evoluiu a cultura para valorizar o presente.

E a Pedagogia é a teoria crítica da educação, isto é, da ação do homem quando transmite ou modifica a herança cultural. A educação não é um fenômeno neutro, mas sofre os efeitos da ideologia, por estar de fato envolvida na política.

Sociedades Tribais: a educação difusa.

Antigüidade Oriental: a educação tradicionalista

Antigüidade Grega: a Paidéia

Antigüidade Romana: a humanitas

Idade Média: a formação do homem de fé.

Renascimento: humanismo e reforma

Brasil: início da colonização e catequese

Idade Moderna: a pedagogia realista

O Brasil do séc. XVII

Por se tratar de uma sociedade agrária e escravista, não há interesse pela educação elementar, daí a grande massa de iletrados.

Século das Luzes: o ideal liberal de educação

O Brasil na era pombalina

Século XIX: a educação nacional

Principais pedagogos:

Pestalozzi – é considerado um dos defensores da escola popular extensiva a todos. Reconhece firmemente a função social do ensino, que não se acha restrito à formação do gentil-homem.

Froebel – privilegia a atividade lúdica por perceber o significado funcional do jogo e do brinquedo para o desenvolvimento sensório-motor e inventa métodos para aperfeiçoar as habilidades.

Herbart – segundo ele, a conduta pedagógica segue três procedimentos básicos: o governo, a instrução e a disciplina.

Brasil: a educação no Império

Ainda não há propriamente o que poderia ser chamada de uma pedagogia brasileira. É uma atuação irregular, fragmentária e quase nunca com resultados satisfatórios. O golpe de misericórdia que prejudicou de uma vez a educação brasileira vem de uma emenda à Constituição, o Ato adicional de 1834. Essa reforma descentraliza o ensino, atribuindo à Coroa a função de promover e regulamentar o ensino superior, enquanto que as províncias são destinadas a escola elementar e a secundária. A educação da elite fica a cargo do poder central e a do povo confinada às províncias.

Século XX: a educação para a democracia

A pedagogia do século XX, além de ser tributária da psicologia, da sociologia e de outras como a economia, a lingüística, a antropologia, tem acentuado a exigência que vem desde a Idade moderna, qual seja, a inclusão da cultura científica como parte do conteúdo a ser ensinado.

Principais características da escola nova:

Educação integral (intelectual, moral, física); educação ativa; educação prática, sendo obrigatórios os trabalhos manuais; exercícios de autonomia; vida no campo; internato; co-educação; ensino individualizado. Para tanto as atividades são centradas nos alunos, tendo em vista a estimulação da iniciativa.

Teorias anti-autoritárias – Carl Rogers Visam antes de tudo colocar o aluno como centro do processo educativo, como sujeito, livrando-o do papel controlador do professor. O professor deve acompanhar o aluno sem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com