TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Leitura E Produção De Textos

Artigo: Atps De Leitura E Produção De Textos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2013  •  3.825 Palavras (16 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 16

SUMÁRIO

Introdução..........................................................................................................................04

Leitura e produção de textos............................................................................................05

Reflexões: Leitura na Escola: Livro,Biblioteca e Biblioteca de Classe.........................06

Diferentes Gêneros Textuais e Mecanismos de Coesão.................................................07

Gêneros Textuais ou Discursivos Presentes em Revistas................................................09

Tipos de Texto: Descritivo, Narrativo e Dissertativo-Argumentativo............................12

Proposta de Produção de um Texto Dissertativo-Argumentativo.................................13

A Nova Ortografia da Língua Portuguesa.....................................................................14

Considerações Finais........................................................................................................17

Referências........................................................................................................................18

INTRODUÇÃO

A leitura é considerada uma interação entre escritor/ leitor, onde se produz sentido a partir de conhecimentos diversos compartilhados. Nesse processo de interação, o enunciador tem sempre a pretensão de atuar, de alguma maneira, sobre o receptor da mensagem, obtendo dele reações verbais ou não verbais. É diante disso, que os gêneros textuais tornam-se tão variados. Nesse sentido, o objetivo deste material, centra-se nas práticas da leitura e produção de textos. Para isso foi feito o resumo do conceito de leitura, o qual envolve as estratégias que o leitor utiliza para a compreensão do texto e a produção de sentidos (conhecimentos responsáveis pela organização do material linguístico).

Refletimos sobre os desafios da escola na formação de leitores competentes e a importância da biblioteca de classe, que oferece uma imagem ampliada da leitura.

O desenvolvimento de gêneros textuais na linguagem engloba práticas discursivas associadas ao uso de diferentes gêneros, os quais ajudam no processo da comunicação.

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS

Concepção, estratégias e produção de sentidos.

A leitura é entendida, como atividade de captação das ideias do autor, e um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de compreensão e interpretação do texto.

Para facilitar a compreensão dos dados informativos de um texto, o leitor utiliza estratégias. Esses procedimentos adotados por cada um se diferenciam, uma vez que nem todos assimilam conhecimento da mesma maneira.

Predição, pensar em voz alta, análise textual, representação visual do texto, resumir e questionar causa a interação: autor- texto- leitor. Utilizando-se destas estratégias de leitura, identificadas por Duke e Pearson (2002), teremos controle do que vai sendo lido, nos permitindo tomar decisões diante de dificuldades de compreensão, avançando na busca de esclarecimentos. Processamos,criticamos,contrastamos e avaliamos as informações que nos são apresentadas, produzindo sentido à leitura.

As estratégias de leitura podem ser utilizadas antes, durante e após a leitura. Na pré-leitura, é feita uma análise global do texto (do título, dos tópicos e das figuras/gráficos), predições. Durante a leitura as informações relevantes, são selecionadas, estabelecendo uma relação entre as informações apresentadas no texto e uma análise das predições feitas antes da leitura, para confirmá-las ou refutá-las a fim de compreender o conteúdo. Depois da leitura analisa-se o significado da mensagem do texto e a verificação de diferentes perspectivas apresentadas para o tema.

Segundo Koch e Elias (2009), na atividade de leitura e produção de sentido de um texto, se faz necessário mobilizar vários tipos de conhecimentos, envolvendo os aspectos ortográficos, gramaticais e lexicais. São eles: Conhecimento sociointeracional; metacognitivo e conhecimento dos gêneros textuais. Tais conhecimentos são responsáveis pela organização do material linguístico e são adquiridos no dia a dia através de experiências vividas que se encontram armazenados na memória.

REFLEXÕES: LEITURA NA ESCOLA: LIVRO, BIBLIOTECA E BIBLIOTECA DE CLASSE.

A leitura tem vários sentidos, finalidades e várias formas de acontecer, pois é uma atividade complexa que envolve o cotidiano, a memória, os interesses, curiosidades, intimidades, segredos e afetos em suas cores, formas e texturas. O s desafios mais importantes na formação de leitores na escola são:

- tornar interessante e prazerosa a ação de ler;

- Indicar livros ao aluno e transformar a atividade de ler numa leitura que tenha sentido, tornando-se um valor natural e absoluto.

Para realização desses desafios é necessário recursos:

- A biblioteca escolar, que oferece uma imagem ampliada de leitura. A mesma convida o leitor à descoberta, à localização e seleção, à manipulação de informações, viabilizando o contato com diferentes linguagens.

-A mobilização de coordenadores e professores a ampliar seus conhecimentos, na busca por materiais, que possibilitem aos alunos uma vontade de conhecer cada dia mais a diversidade de leituras, opção esta apoiada pelos governantes, no envio de livros de boa qualidade.

-Projetos bem elaborados e pesquisas com opiniões dos alunos, alcançará a construção de um ambiente literário, atraente e diversificado.

DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS E MECANISMOS DE COESÃO

Os gêneros textuais são os textos que encontramos em nossa vida diária e que apresentam padrões sociocomunicativos característicos definidos por composições funcionais, objetivos enunciativos, etc. Os tipos textuais compreendem a narração (sucessão de tempo e causa); argumentação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com