TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Economia

Casos: Atps Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  999 Palavras (4 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 4

1° Etapa

Aula-tema: Ciência Econômica: conceitos e correntes do pensamento econômico.

Esta atividade é importante para que você fixe os conceitos básicos do estudo da

ciência econômica, e entenda a importância deste conhecimento, por meio da conceituação de

seus pontos basilares.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Passo 1

Pesquisar no capítulo I, do livro Fundamentos de Economia. 4ª ed. São Paulo: Saraiva, 2012,de Manuel E Garcia e Marco Antonio Sandoval Vasconcellos:

O que é Economia e quais são seus principais conceitos?

CONCEITO DE ECONOMIA

Segundo Paul A. Samuelson e William D. Nordhaus, Economia (ou Ciência Econômica) pode ser definida como a ciência que estuda a forma como as sociedades utilizam os recursos escassos para produzir bens com valor e de como distribuem esses mesmos bens entre os vários indivíduos. Nesta definição estão implícitas duas questões fundamentais para a compreensão da Economia enquanto ciência: por um lado a ideia de que os bens são escassos, ou seja, não existem em quantidade suficiente para satisfa-zer plenamente todas as necessidades e desejos humanos; por outro lado a ideia de que a sociedade deve utilizar os recursos de que dispõe de uma forma eficiente, ou seja, deve procurar formas de utilizar os seus recursos de forma a maximizar a satisfação das su-as necessidades.

Dito por outras palavras, a economia procura responder a três questões, as quais constituem os três problemas de qualquer organização econômica: o quê, como e para quem:

- O que - produzir e em que quantidades? Quais os produtos e serviços deverão ser pro-duzidos por forma a satisfazerem da melhor forma possível as necessidades da socieda-de?

- Como - devem os bens ser produzidos? Que tecnologias e métodos de produção utili-zar? Que matérias primas deverão ser utilizados para produzir determinado produto? Como maximizar a produção tendo em conta os recursos disponíveis?

- Para quem - são os bens produzidos? Como repartir pelos diferentes agentes econô-micos os rendimentos disponíveis? Quem deverá ganhar mais e quem deverá ganhar menos?

PRINCIPAIS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO ECONÔMICA

Economia de Mercado (ou descentralizada, tipo capitalista)

Economia Planificada (ou centralizada, tipo socialista)

SISTEMA ECONÔMICO

O Sistema Econômico rege as atividades econômicas de produção, troca e con-sumo de bens e serviços. O Sistema econômico de uma Economia de Mercado (de países capitalistas) pode ser

1-Sistema de concorrência pura (sem interferências do governo): O mercado re-solve os problemas econômicos fundamentais (o que e quanto, como e para quem pro-duzir), como guiados por uma mão invisível, sem a intervenção do governo.

2- Sistema de concorrência mista (com interferência governamental): Uma eco-nomia mista é uma economia em que o governo e o mercado compartilham decisões de o que, como e para quem produzir.

O mercado sozinho não garante que a economia opere sempre com pleno em-prego dos seus recursos. Necessitando de maior atuação do Setor Público na economia.

Ainda há o sistemas Socialista onde a administração dos meios de produção e distribuição de bens e de uma sociedade é caracterizada pela igualdade de oportunida-des/meios para todos os indivíduos com um método mais igualitário de compensação.

Conceitos:

Escassez:

Termo que descreve uma disparidade entre a quantidade demandada de um produto ou serviço e o montante fornecido no mercado. Especificamente, a escassez ocorre quando há excesso de demanda e, portanto, é o oposto de um excedente.

Bem:

Bem é tudo aquilo capaz de atender uma necessidade humana, podem ser mate-riais e imateriais.

Bens Livres:

São aqueles que existem em quantidade ilimitada e podem ser obtidos com pou-co ou nenhum esforço humano, ou seja, sua utilização não implica relações de ordem econômica.

Bens Livres não possuem preço, isto é, tem preço zero, como o mar, a luz solar, o ar.

O ar é um bem livre, pois a terra oferece ar para todas as pessoas em quantidades maiores do que as desejadas por todos os indivíduos.

Bens Econômicos:

São relativamente escassos e supõe a ocorrência de esforço humano na sua ob-tenção, por esse motivo, possuem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com