TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Leitura E Produção De Texto

Exames: Atps Leitura E Produção De Texto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  1.560 Palavras (7 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 7

ETAPA 3

1 - ELEMENTOS COESIVOS

Os elementos coesivos são palavras ou expressão que estabelecem conexão lógica com todas as partes do texto, ou até mesmo fazer referencia presentes no texto (pronomes, advérbios, sinônimos). Essas conjunções são agrupadas em: Coordenativas e Subordinativas.

Listamos abaixo as palavras coesivas tanto coordenativas como subordinativas:

1.1 - CONJUNÇÕES COORDENATIVAS

Aditivas/Adição: e, nem, mas também, como também, além de (disso, disto, aquilo), bem como, quanto (depois de tanto).

Adversativas/Oposição: mas, porém, todavia, contudo, entretanto, no entanto, senão, não obstante.

Alternativa: ou...ou, nem, quer...quer, seja, ora...ora, já...já

Explicativa:, porque, pois (depois do verbo), porquanto.

Conclusão: pois, assim, então, logo, por isso, portanto, por conseguinte, por isto.

1.2 - CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS

Integrantes: que , se

Casuais (causa): porque, pois, porquanto, como, por isso que, já que, uma vez que, visto que, visto como

Comparativas: (maior/menor/melhor/pior/mais/menos) do que, tal qual, tanto, quanto, como, assim como, bem como, como se.

Concessivas: embora, muito embora, conquanto, ainda que, mesmo que, posto que, bem que, se bem que, apesar de que, nem que.

Condicionais: se, caso, contanto que, salvo se, desde que, a menos que, a não ser que.

Conformativas: conforme, como, segundo, consoante (= conforme, segundo).

Consecutivas: tanto que, tal que, de forma que, de maneira que, de modo que, de sorte que.

Finais: para que, a fim de que, porque (=para que), que

Proporcionais: à medida que, ao passo que, à proporção que, enquanto, quanto mais, quanto menos.

Temporais: quando, antes que, depois que, até que, logo que, sempre que, assim que, desde que, enquanto, todas as vezes que, cada vez que, apenas, mal, que (= desde que).

2 - TIPOS TEXTUAIS:

NARRATIVO, DESCRITIVO, DISSETATIVO/ARGUMENTATIVO

2.1 - Narração

A narração consiste em arranjar uma sequencia de fatos na quais os personagens se movimentam num determinado espaço à medida que o tempo passa. O texto narrativo é baseado na ação que envolve personagens, tempo, espaço e conflito. Seus elementos são: narrador, enredo, personagens, espaço e tempo. Dessa forma, o texto narrativo apresenta uma determinada estrutura:

Personagens: Constituem os seres que participam da narrativa, interagindo-se com o leitor de acordo com o modo de ser e de agir. Algumas ocupando lugar de destaque (protagonistas), outras se opondo a elas (antagonistas). As demais se caracterizam como secundárias.

Tempo: Retrata o momento em que ocorrem os fatos (manhã, tarde, noite, na primavera, em dia chuvoso). O mesmo pode ser cronológico, determinado por horas e datas, revelado por acontecimentos dispostos numa ordem sequencial e linear - início, meio e fim.

Espaço: É o lugar onde se passa toda a trama. Algumas vezes é apenas sugerido no intuito de aguçar a mente do leitor, outras, para caracterizar os personagens de forma contundente.

Narrador : funciona como um mediador entre a história que ora é narrada e o leitor (ou ouvinte). Sua perspectiva, aliada a seu ponto de vista e ao modo pelo qual organiza tudo aquilo que conta, são fatores decisivos para a constituição da história. A maneira pela qual o narrador se situa em relação ao que está narrando denomina-se como foco narrativo, há três tipos:

Narrador personagem: Narrando em 1ª pessoa, ele participa da história, relatando os fatos a partir de sua ótica, predominando as impressões pessoais e a visão parcial dos fatos.

Narrador observador: revela ao leitor somente os fatos que consegue observar, (3ª pessoa).

Narrador onisciente: Além de observar, ele sabe e revela tudo sobre o enredo e os personagens, até mesmo seus pensamentos mais íntimos, como também detalhes que até mesmo eles não sabem. Em virtude de estar presente em toda parte, é também chamado de onipresente, o que lhe permite observar o desenrolar dos acontecimentos em qualquer espaço que ocorram.

Enredo: É o conjunto de incidentes que constituem a ação da narrativa. Todo enredo é composto por um conflito vivido por um ou mais personagens, cujo foco principal é prender a atenção do leitor por meio de um clima de tensão que se organiza em torno dos fatos e os faz avançar.

Introdução: É o começo da história, no qual se apresentam os fatos iniciais, os personagens.

Complicação: É a parte em que se desenvolve o conflito.

Clímax: Figura-se como o ponto culminante de toda a trama, revelado pelo momento de maior tensão. É a parte em que o conflito atinge seu ápice

Conclusão ou desfecho final : É a solução do conflito instaurado, podendo apresentar final trágico,cômico, triste, ou até mesmo surpreendente Tudo irá depender da decisão imposta pelo narrador.

2.2 - Texto Descritivo

É descrever um objeto, uma pessoa, um lugar. Requer observação cuidadosa, para tornar o que vai ser descrito em um modelo inconfundível, porém, não se trata de enumerar uma série de elementos, mas transmitir sensações, sentimentos. A descrição consiste em “elaborar” um retrato – falado ou escrito – de um determinado ser, com o intuito de transmitir a imagem e a impressão despertada na mente e nos sentidos. Os recursos de expressão incluem a necessidade de usar todos os sentidos para distinguir sons, ruídos, cheiros, sentir calor, frio, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com